Novidades


 

Relatório mostra que a tortura e violência policial são principais violações no Brasil

A organização Human Rights Watch divulgou um relatório na última quarta-feira (28) e mostrou que tortura em prisões e violência policial são as principais violações dos direitos humanos no Brasil. O documento anual analisou 90 países e cita os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro com o maior número de mortes em decorrência de intervenções policiais. No ano de 2014, a polícia paulista foi responsável por um total de 728 pessoas mortas - um crescimento de 97% em relação a 2013, quando ocorreram 369 casos. 

O número de mortes é maior do que todas as que aconteceram na África do Sul, que terminou o ano passado com 413 assassinatos em uma população que ultrapassa 50 milhões de habitantes. Somente no Rio de Janeiro, o número de ocorrências passou de 416, em 2013, para 582 em 2014 - um crescimento de 40%. 

O levantamento foi realizado num período de cinco anos (2005 a 2010) e mostrou que apenas 455 casos de tortura, envolvendo 752 réus, foram julgados pelos 27 Tribunais de Justiça estaduais, que são os órgãos de segunda instância no país. O documento ponderou que, mesmo com o crescimento no número de ocorrências, o Brasil conquistou avanços importantes contra a repressão policial, citando medidas adotadas pelas polícias do Rio e São Paulo. "São medidas positivas porque cessam com as chances de intervenção da polícia nas investigações ou ocultamento de provas", afirma a diretora da Human Rights Watch no Brasil, Maria Laura Canineu.



Metro1

Nenhum comentário