Novidades

Aos 64 anos, morre presidente e fundador do Malê Debalê, Bira Malê

Morreu neste sábado (11), às 21h, em Salvador, o presidente, diretor e fundador do Bloco Afro Malê Debalê, Ubirajara Fernandes Lopes de Souza, aos 64 anos. Bira Malê - como era popularmente conhecido - estava internado no Hospital Alayde Costa, que fica no Alto da Terezinha, há um mês e teve uma hemorragia interna.

O velório foi realizado às 19h deste domingo (12), na sede do Bloco, no Abaeté. O sepultamento de Ubirajara ocorrerá no Cemitério Municipal de Itapuã, nesta segunda-feira (13), a partir das 10h30.

Pai de seis filhos, Bira Malê teve sua caminhada marcada por lutas e conquistas em nome do povo negro. "Nosso bloco perdeu um de seus maiores amantes, um homem que tinha em seu coração os toques da música afro. Sua caminhada foi marcada por lutas e conquistas em nome do povo negro", diz trecho da nota publicada na página do Facebook do Bloco. 

Confira a nota de pesar completa: 
Na postagem, o percussionista Marcos Alafin prestou condolências. "Meus sentimentos à família de Bira Malê, com o qual tive a minha primeira experiência como percussionista do Malê. Foi ele quem me deu essa oportunidade junto com mestre Ulisses", disse.  

O cantor e funcionário público Nêgo Lio ressaltou que a morte de Bira Malê significa uma grande perda. "Meus sinceros sentimentos de pesar a família de Bira Malê... Uma grande perda para toda a nação Malê Debalê. Grande amigo meu e um dos incentivadores pela minha passagem na ala de canto desta agremiação tão importante para a comunidade de Itapuã", comentou no Facebook.


Correio da Bahia

Nenhum comentário