Novidades


 

Jornada Pedagógica: abertura da ação coloca a escola pública em evidência

O prefeito Antonio Elinaldo participou na manhã desta quinta-feira (02/03) da Jornada Pedagógica 2017, que abre o ano letivo na Rede Municipal, marcado para começar na próxima segunda-feira, dia 6 de março. Em seu discurso, Elinaldo deu ênfase a duas palavras que considerou fundamentais para a Educação: respeito e confiança. "Sempre tive respeito total aos professores e vou trabalhar muito para não perder o respeito de vocês. Viemos para mudar, e para isso precisamos cortar alguns vícios, investir mais nas escolas, nos professores e em uma educação de qualidade. Para que o Município cresça é necessário que a educação esteja fortalecida", afirmou.
Já a secretária da Educação, Neurilene Martins, destacou uma frase: "Nós não estamos sós". Neurilene resumiu em poucas palavras o norte que dará à educação pública em Camaçari. Essa foi a primeira Jornada Pedagógica da nova gestão do prefeito Antonio Elinaldo, cujo título foi "A Escola pública em nossas mãos: aprendizagens em rede", que sinaliza que a educação contará com o apoio de todos os educadores, da população e de todo o governo.

O evento foi realizado no Boulevard Shopping Camaçari, nas instalações do Cinemark, e contou com a participação de diretores, vice-diretores, secretários escolares, coordenadores pedagógicos, equipe técnica da secretaria e professores. A satisfação em participar da Jornada Pedagógica foi evidenciada pelo vice-prefeito José Tude. "Aqui tem as pessoas que ajudaram a construir a educação de Camaçari. E o tema proposto é realmente o que precisamos avançar para alcançar os objetivos da educação do Município".
"É preciso que a gente fortaleça as nossas 102 escolas para que elas sejam capazes, numa rede colaborativa, de resolver os próprios problemas. Saber nomeá-los e contar com uma política pública Municipal forte, aguerrida, com foco e com olho no horizonte", afirmou a secretária de Educação, Neurilene Martins. No discurso ela ainda pontuou as ações desenvolvidas nos 60 dias de governo, as previstas e anunciou que está prevista a chegada de uma frota, na próxima semana.

Os objetivos da Jornada Pedagógica 2017 são: oficializar a abertura do ano letivo de 2017, fomentar a construção de uma rede colaborativa pela qualidade da educação de Camaçari e dialogar com os diversos autores e atores sobre funções, rotinas e práticas pedagógicas na gestão do projeto pedagógico da rede municipal. A Pedagogia da Esperança é o horizonte para a práxis pedagógica que se baseia nos pilares da inovação, diferenciação, trabalho coletivo e de relação e diálogo.

A professora do fundamental I da Escola Municipal do Natal, Ana Bueno, 46 anos, falou sobre a Jornada Pedagógica. "É um norte muito importante para os professores, é o passo inicial do ano letivo. Porque é o momento que se sabe como estarão organizadas as propostas macro".

Após a abertura, que contou com apresentação da Banda Marcial de Camaçari (Bamuca), a programação seguiu com a mesa-redonda "A Escola Pública em nossas mãos: aprendizagem em Rede", ministrada pelas professoras Cybele Amado de Oliveira, do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa, e Natacha Costas, da Cidade Escola Aprendiz.

Estiveram presentes os secretários da Administração, Reginaldo Paiva, da Fazenda, Renato Almeida, e da Saúde, Elias Natan, além da diretora-superintendente da Empresa Pública de Camaçari (Limpec), Janete Ferreira, o controlador Geral do Município, Bruno Garrido, do ouvidor, Oswaldo Marcolino, e do subsecretário de Educação, Marcio Vila Flor. Também participaram da abertura da Jornada Pedagógica 2017 o presidente da Câmara de Vereadores, Oziel Araújo, e os vereadores Vaninho da Rádio, Val Estilos, Jamelão e Gilvan Souza.

Ainda estavam presentes os presidentes do Conselho Municipal de Educação, Marcos Aurélio, do Sindicato dos Professores e Professoras de Educação do Município de Camaçari (Sispec), Jorge Luiz Freitas e do Conselho Municipal do FUNDED, José Marcelo. A programação segue até o dia 14 de março e pode ser conferida no link.


Camaçari Notícias

Nenhum comentário