Novidades


 

Moradora de Simões Filho é aprovada em doutorado nos EUA – “Estudei em escolas públicas”


A Moradora de Simões Filho, cidade da região metropolitana de Salvador, Roseane Reis foi aprovada para um doutorado na Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos. “Eu fiquei muito feliz em ser aprovada. Foi resultado de muita preparação e significa a realização de um sonho”, disse ao Simões Filho Online.

Roseane que é moradora da quadra 6, do CIA 1, começou a frequentar uma das escolas públicas próximas à sua casa quase aos sete anos de idade. No primeiro ano em que frequentou a escola, a jovem de 23 anos não conseguiu se matricular graças à falta de vagas remanescentes. “Por um ano, todos os dias eu precisava carregar a minha própria cadeira para a sala de aula“, conta ela.

Trajetória
A primeira escola que Roseane frequentou foi a Escola Municipal João de Oliveira campos, depois Colégio Georgina de Souza Simões. A simõesfilhense também cursou no IFBA Simões Filho (ensino médio integrado ao curso de metalurgia) e por último, UFBA (curso de bacharelado em física).

Aos 14 anos, Roseane Reis passou no concurso do Instituto Federal da Bahia e, apesar de feliz pela conquista, enfrentava dificuldades financeiras que a forçaram a começar a trabalhar em regime de meio período. Ela conta que a obrigação de complementar a renda familiar não a fez desistir de estudar ainda mais. “Qualquer tempo livre que eu tinha, eu estudava. Estudei nas férias, no transporte e até entre uma aula e outra”, relata a jovem. O esforço não foi em vão. Ao fim do seu terceiro ano do Ensino Médio, Roseane já tinha sido premiada em competições nacionais de Física, Astronomia e Química.

Aprovada diversas vezes na Universidade Federal da Bahia (UFBA) para diferentes cursos antes mesmo de ter concluído o Ensino Médio, a estudante acabou optando pelo curso de Física, que começou em 2013. No ano seguinte, a estudante foi selecionada para participar do programa Ciência sem Fronteiras e teve oportunidade de estagiar no Massachussets Institute of Technology (MIT).

Pouco menos de dois anos após a sua volta do Ciência sem Fronteiras, Roseane recebeu a notícia de ter sido aprovada para um doutorado em Biofísica Molecular e Computacional na Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos “O professor de lá trabalha com pesquisas com os vírus da zika, dengue e chikungunya”, explica a estudante simõesfilhense, que deve retornar aos Estados Unidos ainda em junho deste ano para dar início ao curso de doutorado.

Paulo Vicente, ex-professor de Física da jovem, acredita que a participação de Roseane no programa do governo foi fundamental para abrir novos horizontes na vida acadêmica da estudante. “Devido ao desempenho excepcional, Rose já está colhendo os frutos agora com essa aprovação para fazer PhD nos Estados Unidos antes mesmo de passar por um programa de pós graduação aqui no Brasil”, comemora ele.

Apesar dos esforços para conseguir a bolsa integral de doutorado nos Estados Unidos (EUA), para a Roseane Reis, sua história de vida não dá respaldo àqueles que acreditam em um sistema ou modelo de hierarquização e premiação baseado nos méritos pessoais de cada indivíduo. “Não acredito em meritocracia. Acredito em oportunidades”, finaliza a jovem.



*Simões Filho Online

Nenhum comentário