Novidades


 

São F. do Conde: Após o carnaval, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite são oferecidos à população

A Secretaria de Saúde de São Francisco do Conde disponibilizou mais de mil kits para o diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), como HIV/AIDS, hepatite B e também sífilis. De acordo com a secretaria, a procura aumenta depois do carnaval, uma vez que a exposição às doenças cresce nessa época do ano. “Mesmo com a distribuição de cinco mil camisinhas, muitos foliões se esquecem dessa recomendação e acabam se expondo a situações de risco”, afirma a secretária de Saúde, Eleuzina Falcão.
Os testes podem ser feitos em qualquer unidade de saúde da cidade, entre segunda e sexta-feira. Caso o resultado seja positivo, a pessoa pode procurar tratamento na mesma rede pública em que fez o teste. “O objetivo é gradualmente aumentar a utilização desta metodologia a fim de aumentar a detecção dos casos e a oportunidade de tratamento das pessoas”, ressalta a secretária.

Estatísticas
No ano passado, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab-Ba) registrou 3.539 casos de sífilis. De acordo com a OMS, a resistência dessas doenças aos medicamentos tem aumentado rapidamente nos últimos anos, reduzindo as opções de tratamento.


Baiana FM

Nenhum comentário