Novidades


 

Arraiá das Viúvas não será realizado este ano em Simões Filho, diz prefeito Dinha

A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), não irá realizar o Arraiá da Viúvas 2017 – maior força da tradição cultural do município – em junho deste ano. Este é o terceiro ano consecutivo que o evento não acontece.

Em entrevista exclusiva ao Simões Filho Online, o prefeito Diógenes Tolentino – Dinha (PMDB), disse que a festa não será realizada por não dispor de orçamento diante das diversas necessidades que o município tem. O gestor do executivo municipal informou que irá priorizar investimentos de forma imediata em algumas áreas.

“Nós estamos fazendo um planejamento, mas o Arraiá da Viúvas  – São Pedro – esse primeiro ano não vamos poder realizar. Temos diversas dificuldades nesse primeiro semestre. Nós não dispomos de orçamento diante da diversas necessidades que nós temos para colocar escolas em condições de funcionamento pleno, para que os bairros possam ter pavimentação – uma condição melhor, saúde e tanta outras áreas que a gente tem que fazer um investimento de imediato pra garantir um segundo semestre muito melhor”, esclareceu.

“Por esse motivo não vamos disponibilizar recursos para a festa do São Pedro devido a essas necessidades que nos temos eminentes. Nós temos bairros que estão completamente abandonados, temos escolas que estão sucateadas. Não podemos deixar pra fazer esses investimentos lá na frente. Temos que dotar as escolas de merenda escolar, material de didático, funcionários, carteiras e todas as condições – então, não podemos esperar isso para mais tempo, por isso, teremos que priorizar o maior volume de recursos nestas áreas devido a essa situação”, ressaltou.

Durante a entrevista, Dinha também destacou que vai resgatar as festas tradicionais do município realizando uma grande festa no Aniversário da cidade. 


Nós acreditamos na força da cultura, no resgate das festa tradicionais que já esta sendo feito. Iremos fazer uma grande festa para o aniversario da cidade, que justamente ira marcar o inicio do apoio dessa administração ao resgate de toda a cultura – todas as festas tradicionais do nosso município”, revelou.

Sem festa em 2016
No ano passado a cidade também não contou com a apresentação do Arraiá da Viúvas. O secretário de Cultura da época, Walter Mangabeira, disse que o cenário de crise econômica prejudicou a realização do evento.

Sem festa em 2015
Em 2015 o “Arraia das Viúvas” foi cancelado, segundo o então Prefeito Eduardo Alencar, a decisão se deu em razão das fortes chuvas, que provocaram deslizamento de terras, inumações, desabamentos em alguns bairros do município. Na oportunidade, foi decretada situação de emergência na cidade.

O Arraia das Viúvas
O ‘Arraia das Viúvas’ acontece tradicionalmente na Praça da Bíblia – centro da cidade – o evento já teve 33 edições. Segundo Apolinário da Hora, no livro “Água Comprida”, o São Pedro na cidade era comemorado com apresentação de quadrilhas tradicionais e ao som de sanfoneiros que tocavam a noite e visitavam as casas, escolhendo depois casas de famílias tradicionais para amanhecer o dia tocando, soltando fogos e saboreando comidas típicas. A festa que era marcada pela fraternidade e hospitalidade dos moradores passou a ser um momento onde as viúvas mais antigas do município se reuniam em uma data especifica (o dia 29 de junho), e comemorava o dia do seu padroeiro. Por isso, o nome “Arraia das Viúvas”.


*Simões Filho Online

Nenhum comentário