Novidades


 

Salvador é capital brasileira com menor índice de fumantes


Salvador é a capital brasileira com menor índice de fumantes - a incidência de pessoas com a prática é de 5,2% da população acima de 18 anos na cidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o consumo de cigarros leva a 10 mil mortes por dia em todo mundo. O tabaco é a principal causa de morte no planeta, aponta o órgão. 

Segundo a Prefeitura de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tratou mais de 1,5 mil pacientes no ano passado com o Programa Municipal de Controle do Tabagismo. "Nosso objetivo é reduzir a prevalência de fumantes em nossa cidade e, consequente, a mortalidade por doenças relacionadas ao tabaco. Um paciente que deixa de fumar impacta na qualidade de vida de inúmeras pessoas à sua volta, como amigos, familiares e colegas de trabalho que, de alguma forma, sofriam os prejuízos da prática por serem fumantes passivos", explica em nota Carla Germiniana, técnica do Campo Temático do Controle do Tabagismo.

Atualmente, 45 unidades de saúde da rede municipal fazem parte do programa. O fumante que quiser procurar ajuda para se livrar do vício pode procurar um dos postos de posse de um documento de identificação com foto e cartão do SUS. Lá, fará um cadastro e vai passar por avaliação clínica e entrevistas que ajudarão a determinar seu grau de dependência química e psicológica do tabaco.

A partir dessa avaliação, o fumante vai passar por sessões individuais e em grupo para discutir o vício, os benefícios de parar de fumar e as doenças ligadas ao tabaco. O tratamento tem média de duração de três meses. Se necessário, o paciente será encaminhado para receber medicamentos.


*Correio da Bahia

Nenhum comentário