Novidades

Vereador Laecio: Convida a todos para uma sessão especial em homenagem ao “Dia da África” na câmara municipal

O vereador Laecio Valentim (PSB), convida aos demais grupos étnicos, estudantes, professores, seus colegas vereadores e a sociedade para uma homenagem ao ” Dia da África” no dia 26/05, ás 09h em uma sessão especial que pela primeira vez está acontecendo na câmara municipal de vereadores da nossa cidade.
A sessão contara ainda com a presença confirmada do Deputado Estadual Bíra Corôa, Presidente da Comissão Especial da Promoção da Igualdade.

Porque o Dia da África é lembrado em todo o planeta? Em 25 de Maio de 1963, 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Adis Abeba (Etiópia) contra a subordinação que o continente africano sofria há séculos – esse processo recebeu várias denominações como: colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África; as comunidades africanas padeciam com apropriação forçada (por povos que se consideravam superiores) das suas riquezas humanas e naturais.

Nessa reunião, em Adis Abeba, os líderes criaram a Organização da Unidade Africana (OUA) que hoje é conhecida como União Africana. A ONU (Organização das Nações Unidas), vendo a importância desse encontro, instituiu em 1972 o dia 25 de Maio como Dia da Libertação de África. A data simboliza a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação.


*Simões Filho Em Pauta

Nenhum comentário