Novidades


 

Combate ao Glaucoma: 330 pacientes são atendidos em mutirão da Prefeitura

A Prefeitura de Simões Filho realizou, no último sábado (5), um grande mutirão de combate ao glaucoma. No total, 330 pacientes foram atendidos e 690 colírios, considerados de alto custo, entregues gratuitamente a pacientes diagnosticados com a doença.


Consultas também foram realizadas com o objetivo de detectar novos casos e passar a acompanhar os novos pacientes através de avaliações médicas, exames e distribuição de medicamentos. Cinquenta pessoas que estiveram no mutirão tiveram o glaucoma detectado.


“É um benefício para quem tá com problema de vista poder descobrir agora e se tratar”, comemorou José Antônio de Oliveira, morador do Parque Continental.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os diagnosticados receberão tratamento durante os próximos três meses, com a entrega de colírio, e data de retorno para acompanhamento já marcada.


“O mutirão visa promover a saúde ocular, detectar portadores de glaucoma e acompanhar os que já têm a doença, com a realização de todos os exames pertinentes à doença, de uma forma que a gente avalia se a pessoa tem a doença e se os que têm estão bem tratados e acompanhados”, afirmou a oftalmologista Karla Leite, coordenadora do mutirão.


A mobilização contou com a participação de mais de 20 profissionais de saúde e servidores da SMS. Ao todo, quatro médicos, uma enfermeira, seis técnicos prooftalmo, além de equipamentos como tonômetro, lâmpadas de fenda, campimetros, paquímetros e oftalmoscópio.


“Foi a primeira vez que fiz o exame. Desde 2011 tentando fazer e, graças a Deus, consegui agora”, disse o aposentado Renivaldo Costa Santos.



*Ascom

Nenhum comentário