Novidades

Falso cupom do McDonald’s vira isca de golpe no WhatsApp

Um novo golpe está circulando pelo WhatsApp usando como isca a promessa de um cupom de R$ 70 na lanchonete de fast food McDonald's. Mais de cem mil usuários brasileiros foram afetados em menos de um dia, segundo dados da empresa de segurança PSafe. 

Em troca do suposto vale, o usuário fornece dados pessoais e se cadastra em um site malicioso, que pode fazer cobranças indevidas com o nome da pessoa e até baixar aplicativos falsos para o celular da pessoa.

O golpe usa a mesma identidade visual da lanchonete e à primeira vista deixa a fraude imperceptível. O número alto de atingidos é por conta do golpe ainda pedir que a pessoa compartilhe o link com outros dez contatos, o que ajudou a disseminar o golpe. 

Segundo o Estadão, até o momento três domínios perigosos ligados ao golpe foram identificados. Emilio Simone, do PSafe, diz que uma forma de se prevenir desses golpes é sempre checar nas páginas oficiais das empresas antes de fornecer qualquer dado.  "O usuário deve estar atento a qualquer tipo de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real", explica.


*Correio da Bahia

Nenhum comentário