Novidades


 

Elinaldo tem a terceira pedra fundamental lançada em apenas seis meses de gestão

Esta é a terceira pedra fundamental lançada em Camaçari em apenas seis meses de gestão. A constatação foi feita nesta quarta-feira (5/7) pelo prefeito Antonio Elinaldo, durante mais um lançamento que, desta vez, marcou o início das obras de construção da sede própria da unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a ser edificada na Avenida Jorge Amado, no Loteamento Espaço Alfa.

"A minha gestão trabalha para dar as condições necessárias que favorecem a instalação de novos empreendimentos no município. A implantação da sede própria do Senai em Camaçari, obra que considero de grande porte e envergadura, chega para alavancar ainda mais o setor industrial no município, pois estamos vivendo um novo momento e que vai mudar o rumo da cidade. Desta forma, precisamos preparar e qualificar nossa população. Sem falar na geração de postos de trabalho, com criação de empregos diretos e indiretos, que um empreendimento deste gera para a comunidade", comemorou satisfeito o prefeito.

Lembrando dos lançamentos anteriores, o gestor do município destacou o Cimatec Industrial, na Via Atlântica (BA-530), mais conhecida como Estrada da Cetrel, e da nova sede do Fórum de Justiça de Camaçari, no Centro Administrativo, em uma área doada pelo município. Ressaltando que ainda estão para ser implantados este ano uma unidade da Vitro, empresa mexicana de produção de embalagens de vidro para o segmento de cosméticos e perfumaria, além da primeira unidade da rede genuinamente baiana, do Atakadão Atakarejo.

O objetivo do SENAI é atender às demandas da indústria, principalmente das empresas situadas no Polo Industrial de Camaçari, o que justifica a ampliação da atuação no município, com a construção da sede própria. A instituição já atua em Camaçari, em um espaço cedido pela prefeitura, oferecendo cursos técnicos e de qualificação profissional. Entre 2014 e 2016, foram 35 mil matrículas realizadas, sendo que, destas, mais de 8,3 mil gratuitas.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Josair Bastos, que na oportunidade representou o presidente da instituição, Antônio Ricardo Alban, destacou que é uma grande honra e satisfação lançar a pedra fundamental da construção da sede própria do SENAI no município. "Camaçari precisa e merece ter uma unidade com a estrutura que está sendo construída. Tenho certeza que daqui sairão excelentes negócios, pois o que está vindo para cá é uma equipe técnica competente e preparada, que irá expandir toda a metodologia educacional que o SENAI utiliza, com novos espaços e laboratórios, trazendo o que há de mais atualizado no mercado. Desejo êxito na instalação dessa unidade, e que quando estiver em funcionamento atinja aos anseios de todos", salientou.

Conforme o diretor regional do SENAI-Bahia, Luís Alberto Breda, a instituição sabe da importância de Camaçari no cenário econômico local, estadual e nacional, e da responsabilidade que é expandir o campo de atuação num município tão prospero. "Sem dúvida, com a implantação da sede própria do SENAI poderemos melhorar o que aqui já é ofertado, no que diz respeito à preparação de mão de obra, formação de técnicos e de profissionais para a indústria de uma forma geral. Nesse sentido todos saem ganhando", concluiu.

Em fase de terraplanagem, a previsão de conclusão das obras e da inauguração da unidade é de 12 meses. Com investimento na ordem de R$ 12 milhões, o SENAI de Camaçari será construído em uma área de 35 mil metros quadrados, em um terreno doado que fica entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e o Hospital Geral de Camaçari (HGC). Será um prédio de três andares, que terá 18 salas de aula e um galpão multiuso de mil metros quadrados, e capacidade para atender dois mil alunos por dia. Lá, serão oferecidos mais de dez cursos técnicos, além de soluções educacionais customizadas para as empresas.

Ainda estiveram presentes no lançamento da pedra fundamental o vice-prefeito, José Tude, os secretários da Administração, Reginaldo Paiva, da Fazenda, Renato Almeida, da Educação, Neurilene Martins, do Desenvolvimento Social e Cidadania, Simara Ellery, da Infraestrutura e Habitação, Joselene Cardim, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Juliana Paes, do Esporte, Lazer e Juventude, Rui Magno, da Cultura, Márcia Tude, além do ouvidor Municipal, Osvaldo Marcolino. Vereadores municipais, representantes da Ford e de diversas instituições instaladas no município também participaram do evento.


*Camaçari Notícias

Nenhum comentário