Novidades

Satélite: Recadastramento biométrico do TRE está abaixo da meta

A seis meses do final do prazo para o recadastramento biométrico, somente 24,65% da meta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para este ano foi cumprida. A ideia é que cerca de três milhões de eleitores de 52 municípios sejam recadastrados até 31 de janeiro de 2018, mas até agora apenas 739.538 deles procuraram as zonas para fazer a biometria. O processo foi iniciado em novembro do ano passado - ou seja, mais da metade do tempo já passou. A situação preocupa o TRE, que tem intensificado ações na capital e no interior. Em Salvador, dos quase 2 milhões de eleitores, apenas 374 mil se recadastraram - 18% do total. O município mais atrasado é Vera Cruz, com 7,96% de pessoas cadastradas. Cidades maiores como Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina e Feira de Santana têm percentual em torno de 20%.


Contra o tempo
O município mais avançado é Muniz Ferreira, um dos quatro que terão o prazo finalizado em 31 deste mês. Lá, 62,58% dos eleitores já foram recadastrados. Os outros três nem atingiram a metade. O pior é Ibirapitanga, com 24,61%. Coronel João Sá (28,38%) e Ubatã (38,19%) completam a lista.

Panos quentes
Apesar de não fazer parte dos planos do PRB para as eleições de 2018, o deputado federal Sidelvan Nóbrega negou que vá deixar o partido. Recentemente, a Satélite publicou que Sidelvan rompeu com a Igreja Universal, braço político da sigla, após ser vetado pelo PRB. O parlamentar disse que sua preocupação “é dar continuidade ao mandato e honrar o compromisso assumido com o povo baiano”.

Cabo de guerra
O PR também está de olho no deputado federal Ronaldo Carletto (PP), que não  esconde seu objetivo de disputar uma vaga no Senado no próximo ano. Caciques da legenda admitiram à coluna  que estão conversando com o parlamentar. Outro destino possível  é o PSD. No PP, a avaliação é que as chances de integrar a chapa majoritária  são pequenas, pois uma das vagas deve ficar com o vice-governador João Leão (PP). No PR ou PSD, as chances cresceriam. 

Em alta
O deputado estadual Heber Santana (PSC) cogita disputar uma vaga na Câmara Federal no próximo ano. Heber assumiu o mandato na Assembleia no início deste ano e faz parte dos planos do partido, que tem um integrante baiano no Congresso, o deputado Irmão Lázaro.

Pílulas
Upgrade
Reeleito no mês passado, o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, assume o novo mandato no próximo sábado já com um objetivo em mente: implantar uma comissão para montar o planejamento eleitoral para 2018. A ideia é discutir alianças e estratégias do partido levando em contas diferentes cenários.

Simulação
Nesse planejamento, serão consideradas eventuais mudanças na legislação eleitoral, como o fim das coligações partidárias, e uma provável candidatura de Lula à Presidência da República.

Troca-troca
O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) saiu da alçada do ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), e terá o caso analisado pelo magistrado Luiz Fux. 


*Correio da Bahia

Nenhum comentário