Novidades


 

Dois em cada três alimentos consumidos em cantinas escolares têm baixo valor nutricional



Dois de cada três alimentos consumidos por crianças e adolescentes nas cantinas de escolas privadas do país têm baixo valor nutricional. Essa é uma das conclusões da pesquisa Hábitos Alimentares de Crianças e Adolescentes em Cantinas de Escolas Privadas no Brasil em 2016, realizada pelo Center for Behavioral Research (CBR) da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV Ebape), em parceria com a empresa Nutrebem. 

A pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro. Foram analisadas mais de 1,2 milhão de compras feitas no ano passado por mais de 19 mil estudantes em cantinas de 97 escolas localizadas em 25 cidades de sete estados brasileiros (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Santa Catarina e Bahia) e do Distrito Federal. 

"Ficou claro com esses dados que a maioria do que é consumido é de baixo valor nutricional, tanto para doces, como para salgados e bebidas", disse à Agência Brasil o professor da FGV Ebape e coordenador do CBR, Eduardo Andrade. De acordo com a pesquisa, nas escolas em que a oferta de itens saudáveis é maior, a compra desses produtos também aumenta.  "Há uma luz no fim do túnel. Nossas crianças e adolescentes não estão fadadas a comer mal", disse o coordenador do CBR. Ainda assim, na média, é observado um consumo elevado de produtos de baixo valor nutricional, há algumas escolas em que alimentos melhores estão disponíveis. 

"Existem poucas escolas em que é oferecido muito produto com médio e alto valor nutricional e também são consumidos muitos produtos saudáveis". Uma das razões para que a maior parte das escolas ofereça alimentos de baixo valor nutricional é de ordem econômica. Segundo a pesquisa, produtos industrializados de mais baixo valor nutritivo são mais convenientes e lucrativos para as cantinas.



*Bahia Notícias

Nenhum comentário