Novidades


 

PIS/Pasep: saiba como consultar o saldo; saques começam 19 de outubro

Nesta quinta-feira (27), o governo liberou o calendário de saque do PIS/Pasep, que começa em 19 de outubro. Cerca de 7,8 milhões de pessoas vão poder sacar R$ 15,9 bilhões. Serão beneficiados homens com 65 anos ou mais e mulheres com 62 anos ou mais que tiverem saldo no PIS/Pasep. No caso de cotistas falecidos, os herdeiros terão direito aos recursos.

De acordo com o calendário poderão sacar a partir do dia 19 de outubro, homens e mulheres com 70 anos ou mais. A partir de 17 de novembro, todos os aposentados. E a partir de de 14 de dezembro, homens com 65 anos ou mais e mulheres com 62 anos ou mais.

As contas do PIS, vinculadas aos trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa Econômica Federal. Portanto, os cotistas devem procurar esse banco para informações e para saques. O trabalhador poderá verificar se tem saldo a receber através do site do banco, no endereço www.caixa.gov.br/cotaspis.

Os correntistas da Caixa que possuírem valores a receber terão os depósitos feitos automaticamente em suas contas dois dias antes do início do calendário oficial. A Caixa informou que vai fazer transferência sem custo para correntistas de outros bancos.

Para os não-correntistas da Caixa que tenham recursos do PIS a receber, será necessário pedir a transferência.


Segundo a Caixa, para consultar o saldo de cotas do PIS, é necessário o número do NIS, que pode ser encontrado: no Cartão do Cidadão; nas anotações gerais de Carteira de Trabalho antiga; na página de identificação da nova Carteira de Trabalho;​ ​no extrato do seu FGTS impresso.

Já as contas do Pasep, vinculadas aos servidores públicos, são administradas pelo Banco do Brasil e é esse banco que esses cotistas devem procurar para informações e para os saques. As consultas de saldo do Pasep podem ser acessadas no site do Banco do Brasil, no endereço www.bb.com.br/pasep.


*Radar da Bahia

Nenhum comentário