Novidades


 

Salvador registra setembro mais frio dos últimos três anos

Até agora este foi o setembro mais frio dos últimos três anos em Salvador. Isso porque no dia 3 os termômetros da capital baiana registraram 18,9 °C - temperatura menor que essa no mês que antecede a primavera só foi sentida pelos soteropolitanos no dia 11 de setembro de 2013, quando a mínima foi de 18,2°C, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Além das flores que chegam com a nova estação, este mês, de acordo com os meteorologistas é o mais mais agradável, pelas temperaturas que variam em Salvador entre 21° a 28°C, de acordo com o Inmet. A nova estação chega nesta sexta-feira (22) e se estende até o dia 21 de dezembro.

Segundo a meteorologista Cláudia Valéria Silva, essa variação faz com que o mês apresente dias mais claros, com aberturas de sol, diferente do meses anteriores - com temperaturas mais baixas e dias mais chuvosos.

Por isso, de acordo com Valéria, setembro é um mês considerado intermediário, ou seja: na medida certa. "Este mês fica entre dois períodos diferentes: o mais chuvoso que é o Outono e o Inverno e o mais seco que é a Primavera e o Verão. Podemos esperar temperaturas normais, dentro do padrão", explica a meteorologista.

E, nos próximos meses, não se deve ter grande sustos porque as temperaturas só se elevam em dezembro. "A mudança na temperatura é gradativa. As pessoas confudem e acabam acreditando que, por conta da chegada de uma nova estação, as temperaturas mudam drasticamente. Não temos dias com temperaturas elevadas, mas já podemos perceber dias mais claros", pontua. 

A expectativa de chuva para este mês também está dentro do esperado, até a madrugada desta terça (18), tinha chovido em Salvador 97 mm. A expectativa é que até o início de novembro a precipitação atinja 102 mm. Em agosto, o esperado era de 127 mm, mas o mês acabou com apenas 67 mm, ou apenas 57%. 

Dias mais frios de setembro:
2017 dia 3 - 18,9°C
2016 dia 11 - 20,6°C
2015 dia 4 - 20,2°C
2014 dia 9 e 10 20,5°C
2013 dia 11 18,2°C

*IBahia

Nenhum comentário