Novidades


 

Casal é condenado na Tunísia após beijo em público




Um tribunal tunisiano condenou a quatro e três meses de prisão, respectivamente, um franco-argelino e sua companheira tunisiana por se beijarem em público na saída de um restaurante em uma zona turística do norte da capital Túnis. As informações são da Agência EFE.

Segundo Ghazi Marbet, o advogado do homem, identificado como Nessie Ouadi, o casal foi considerado culpados por “ato sexual, atentado ao pudor e ofensa aos bons costumes”, além de desobediência e desacato a um funcionário público. No caso da acusada, que não foi identificada, também foi atribuído o delito de “estado de embriaguez na via pública”.

O casal foi parado pela polícia enquanto dava um beijo dentro de um veículo. “Os agentes começaram a gritar e a insultar o jovem, obrigando-o de forma violenta a descer do carro. Logo depois, revistaram o carro, inclusive as bagagens que estavam no porta-malas “, explicou o advogado.

Após ser conduzido à delegacia, cerca de 20 minutos mais tarde, um policial os comunicou que poderiam voltar para suas casas, mas o jovem francês exigiu os nomes e número de placa dos agentes envolvidos no caso, advertindo que comunicaria o ocorrido à sua embaixada. Uma advertência que, segundo o advogado, fez com que a situação saísse do controle.

Mrabet denunciou, além disso, que os agentes cometeram irregularidades como negar o comparecimento de um advogado e o direito a uma ligação telefônica.

O incidente suscitou um grande debate público sobre as liberdades e seus limites em Túnis, e sobre o retrocesso na sociedade seis anos depois do triunfo da chamada “Revolução de Jasmim”, que acabou com a ditadura no país.

O fato causou comoção nas redes sociais e muitos questionaram os métodos das forças de segurança e denunciaram a existência de uma “polícia da moral” na Tunísia, assim como ocorre em outros países, como a Arábia Saudita.

*Varela Notícias

Nenhum comentário