Novidades

Está com dívidas? Feirão Limpa Nome da Serasa começa nesta segunda-feira


Quem quer fechar o ano sem dívidas? Começa nesta segunda-feira (6) o “Feirão Limpa Nome” da Serasa, que permite que os consumidores com dívidas em atraso possam rever suas pendências através da internet. As renegociações acontecerão pela exclusivamente pela internet até o dia 30 de novembro. Não há previsão de data para a versão presencial do feirão.
Os consumidores poderão renegociar suas dívidas diretamente com as empresas credoras que estiverem participando. Para fazer isso, é preciso acessar o site do Serasa Consumidor e se cadastrar. Segundo a Serasa Experian, o feirão terá empresas de diversos segmentos, como bancos e financeiras, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito.

No feirão, as empresas irão oferecer descontos e mudanças nos prazos de pagamento de dívidas atrasadas. A negociação será feita online, por e-mail ou chat, ou telefone. Para quem não sabe se está com o nome sujo, também é possível fazer uma consulta gratuita para verificar se há pendências em seu CPF.

O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, orienta os seguintes passos para quem for negociar:

1- Colocar na ponta do lápis todas as dívidas que possuir;

2- Destacar as de produtos e serviços essenciais – como energia elétrica, água e moradia – e as de maior incidência de juros – como cheque especial e cartão de crédito. Esses pagamentos devem ser prioridade;

3- Fazer um diagnóstico financeiro, ou seja, saber exatamente quais são seus ganhos e gastos mensais;

4- Com os números em mãos, elimine despesas supérfluas ou desnecessárias;

5- Vá para a negociação apenas quando souber o quanto terá disponível mensalmente para pagar;

6- Se tiver reservas financeiras para quitar as dívidas, negocie para obter bons descontos. Se não conseguir, poupe mensalmente e também as rendas extras, como o 13º salário, para voltar a negociar em um futuro próximo.


*IBahia

Nenhum comentário