Novidades


 

Hemoba promove a Semana do Doador de Sangue para incentivar novos voluntários




A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), órgão vinculado a Secretaria da Saúde, está na "Semana do Doador de Sangue", iniciativa que tem como objetivo incentivar novos voluntários e aumentar os estoques no estado, que estão em níveis considerados baixos. A ação segue até o dia 25 de novembro (sábado).

Nesse período, atividades especiais vao ocorrer nos 28 postos de coleta espalhados pela Bahia. Além disso, a fundação pretende homenagear o doador voluntário de sangue e também aumentar o número de doadores fidelizados – aqueles que realizam acima de uma doação ao ano. 

Segundo a Hemoba, apenas 1,4% dos baianos doam sangue, percentual abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a OMS, o ideal é que de 3% a 5% da população doe regularmente.

Os candidatos à doação de sangue que comparecerem ao hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado, em Salvador, poderão participar de atividades como serviços de beleza e bem estar, oficinas de artesanato, além de apresentações musicais. As unidades móveis atendem os candidatos à doação de sangue no Shopping da Bahia e na Faculdade Social da Bahia (ISBA), de 21 a 25 de novembro.

Algumas unidades da Hemoba abrirão com horários especiais no sábado (25). Na capital, o hemocentro coordenador funciona em horário estendido, das 7h30 às 18h30. No interior do estado, outras 21 unidades estarão preparadas para receber os candidatos voluntários.

Como doar

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.



*Metro1

Nenhum comentário