Novidades


 

Prefeito de Santa Cruz Cabrália é o chefe empresarial do esquema, diz PF



A operação Fraternos da Polícia Federal, que investiga desvios de recursos públicos nas prefeituras de Eunápolis, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, divulgou que o esquema era dividido em dois núcleos: o político e o empresarial. Em alguns casos, havia personagens que percorria os dois segmentos, como é o caso do prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, que é apontado pela PF como o coordenador do núcleo empresarial.


Agnelo é irmão da prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, que é, por sua vez, esposa do prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira. Os três gestores foram afastados pelo Tribunal Regional Federal 1ª Região (TRF1) e alvos de mandados de condução coercitiva, mas não foram localizados em seus endereços.


O núcleo político, de acordo com as investigações, era formado por Robério Oliveira, Cláudia Oliveira, Agnelo Santos, Sílvio Naziozeno Santos e sua esposa Edna de Souza Alves Santos. A PF estima que o núcleo empresarial, liderado por Agnelo, seja formado por 33 pessoas.


Ainda de acordo com a Operação Fraternos, empresas foram montadas com o objetivo exclusivo de fraudar o caráter competitivo das licitações e desviar os recursos públicos destinados à contratação dos serviços licitados. As prefeituras envolvidas contratavam empresas relacionadas ao grupo familiar para fraudar licitações, simulando a competição entre elas.


A investigação aponta que as empresas envolvidas no esquema eram: Basmar Construtora e Incorporadora, TWA Construções e Empreendimentos (atual Constante Construções e Serviços), Refratec Reformas e Manutenção Técnica, Litoral Sul Serviços Técnicos Especializados, OMG Construtora, LTX Empreendimentos Construções, Citrino Logística Serviços e Montagens, Star Multi Serviços e Produções, Stell Empreendimentos e Serviços, Top Dez Promoção de Eventos, Betopão Comercial, Integra GRP Soluções de Software, Katharina Transportes, Mais Construtora, OPF Construções, TL Mendes Duarte Turismo, Litoral Bahia Empreendimentos, Axé Eventos.



*Radar da Bahia

Nenhum comentário