Novidades


 

Veja como evitar a trombose, problema que levou Susana Vieira a ficar internada no CTI


A trombose, que levou à internação de Susana Vieira na semana passada, pode ser evitada. Há algumas formas de prevenir o problema, caracterizado pela obstrução do fluxo de sangue e a formação de coágulo em um vaso sanguíneo, veia ou artéria. A trombose pode ocorrer, principalmente, após longas viagens, como aconteceu com a atriz de 75 anos, que sentiu fortes dores nas pernas ao voltar de Miami, nos Estados Unidos.

— Normalmente é mais comum nas veias dos membros inferiores, porque elas não têm um sistema como a artéria, que jogue o sangue de volta para o coração — explica Carlos Peixoto, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio (SBACV-RJ).

Ao reconhecer sintomas como dores nas pernas (que não passam com o uso de analgésicos), inchaço e mudança de cor da pele na região dolorida, é importante procurar um médico imediatamente. É preciso começar a tratar o quanto antes a trombose para evitar outros problemas de saúde.

— Se o coágulo se desprender e migrar pelo corpo, pode provocar problemas sérios, como uma embolia pulmonar ao chegar ao pulmão ou AVC se parar no cérebro — afirma o neurologista Mauricio Hoshino, assistente da divisão de clínica neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

No tratamento, o paciente faz uso de anticoagulantes para diminuir o tamanho do coágulo e afinar o sangue. Ivanésio Merlo, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) lista alguns dos fatores de risco:

— Idade avançada, obesidade, uso de cigarro, gravidez e uso de hormônio são alguns fatores associados que podem facilitar a trombose — explica Merlo.

Prevenção


Beba água
Uma das melhores maneiras de manter o sangue fluido é bebendo água. Tome pelo menos 2 litros diariamente


Perca peso
O sobrepeso é um dos fatores de risco para a ocorrência de trombose. Mantenha o peso ideal para sua altura e idade

Faça atividade física
Quem é sedentário tem mais chance de desenvolver trombose. Pratique exercício regularmente

Evite ficar sentado por muito tempo
Em longas viagens de avião, levante e movimente-se pelo menos duas vezes durante o voo. Evite segurar peso no colo

Use meias de compressão
Para quem tem varizes, o uso de meias de compressão é indicado

Evite bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas ajudam a engrossar o sangue. Evite ao máximo, principalmente antes de longas viagens

Cuidado com os hormônios
Os hormônios femininos em grande quantidade no corpo da mulher podem favorecer a ocorrência de trombose. Só tome anticoncepcional sob orientação de um(a) ginecologista

Não fume
O cigarro afeta a circulação sanguínea e aumenta a possibilidade de uma trombose.



*IBahia

Nenhum comentário