Novidades


 

Operação chuva: Prefeitura e Codesal divulgam ações preventivas para as chuvas em Salvador

A Prefeitura apresenta a Operação Chuva 2018 nesta terça-feira (13), no Palácio Thomé de Souza. O prefeito ACM Neto e o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macedo, detalham as atividades envolvidas na prevenção e contingência para o período de chuvas, que geralmente ocorre entre março e abril na cidade.

Essas ações, envolvem desde a limpeza de canais a obras de contenção de encosta, passando ainda pela aplicação de geomantas em áreas de risco, sistema de alerta e evacuação, pluviômetros, formação de núcleos comunitários e capacitação de voluntários.

Dentre as novidades para este ano está o aplicativo Fala Salvador. Através dele o cidadão poderá solicitar serviços como vistoria da Codesal, registrar denúncias, enviar sugestões, elogios e reclamações. Além disso, haverá intensificação de serviços como monitoramento, vistorias técnicas e informes de ameaças da desastres em áreas de risco. Ainda esse ano a Prefeitura vai lançar um programa para regularização de imóveis.

Ao menos sete imóveis na região do desabamento de Pituaçu foram detectados riscos e sofreram interdição. As família que sofreram hoje com o desabamento irão receber auxilio emergência. Foi constatado que não havia alvará da Prefeitura para construção do imóvel.

Nesta terça-feira houve 218 registros de ocorrências pela Defesa Civil, entre alagamentos, desabamentos, deslizamentos, árvores caídas, entre outros em toda a cidade. Este ano estão sendo feitas contenções nos bairros de Sete de Abril, na Rua da França e no Barro Branco. Neto informou também que em 2017 foram investidos 15,6 milhões para estas obras, e em 2018 R$ 5,3 milhões serão dedicados à estas ações.

Segundo a Codesal, em 2017 foram realizadas obras de contenção de encostas em Arraial do Retiro, Cosme de Farias, Federação, Vale das Pedrinhas, Novo Horizonte e Barro Branco.

Dentre as ações preventivas estão a aplicação de lonas e de geomantas em localidades como Barro Branco, Av. Gal Costa e Rua Da Alegria.


*Varela Notícias

Nenhum comentário