Novidades


 

Tribunal de Justiça oferece exames e serviços grátis em Salvador


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no próxima quinta-feira (8), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) promove diversas ações, dentre elas palestras e discussão de temas de enfrentamento à violência contra a mulher e a realização gratuita de exames. Os eventos acontecerão entre os dias 5 e 9 de março. 

Além das palestras e dos serviços, o TJ-BA realiza a campanha Armário Solidário para arrecadar roupas, sapatos e bijuterias para doação às instituições do Grupo de Trabalho da Rede de Proteção à Mulher. O posto de recolhimento dos donativos está localizado na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Exames
A Feira de Serviços promovida pelo TJ-BA conta com mamografia e outros exames realizados gratuitamente entre os dias 5 e 9 de março. Serão distribuídas cem senhas por dia para os atendimentos, a partir das 8h. As ações serão realizadas na sede do TJ-BA, das 9h às 17h.

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos poderão realizar mamografia pela Unidade Móvel do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, no CAB. Alguns serviços odontológicos e outros exames, como medições de pressão ocular, arterial e glicemia, serviço nutricional e atendimento estético também serão disponibilizados. Para o atendimento é necessário levar original e cópia do Cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência recente.

A Feira de Serviços conta também com o cadastramento para o Bolsa Família, além de atendimento pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com orientações para o convívio sociofamiliar, e pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), que desenvolve ações sociais voltadas ao cidadão ou família em situação de violação de direitos.

Palestras
A abertura das palestras será nesta segunda-feira (5), às 13h30. Participarão da cerimônia o presidente do TJ-BA, desembargador Gesivaldo Britto, e a presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA, desembargadora Nágila Brito.

A juíza Tatiane Moreira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, fará a palestra intitulada “Abuso sexual nos transportes públicos: pelo direito das mulheres transitarem em segurança”. Em seguida, a professora na área de Direito Penal da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Ana Gabriela Ferreira apresentará o tema “Feminicídio – Cultura e discurso judicial”.

Após as exposições, o público poderá fazer perguntas e debater os temas com as expositoras. As palestras são abertas ao público e a participação é gratuita. Os debates também serão transmitidos pelo canal do YouTube do TJ-BA.

Para finalizar as ações da Semana da Mulher, o Tribunal promove na sexta-feira (9), uma reunião da Rede de enfrentamento à violência contra a Mulher, às 9h30, no auditório da sede, no CAB. O objetivo é contribuir para minimizar situações de violação de direitos e fortalecer a rede de proteção. 

As ações estão inseridas na 10ª Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa, que acontece em todos os Tribunais de Justiça, na tentativa de sensibilizar a sociedade e concentrar esforços na luta contra a violência doméstica. 


*IBahia

Nenhum comentário