Novidades

Arraiá das Viúvas promete grandes atrações em Simões Filho

Uma das principais e tradicionais festas que movimenta consideravelmente a economia de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), deverá ser realizada nos dias 29 e 30 de junho, na Praça da Bíblia. O tradicional São Pedro, o famoso “Arraiá das Viúvas”, chegará a 34ª edição. O evento faz parte do calendário de festas culturais da cidade, mas nos últimos três anos não foi realizado.

Este ano, a realização da festa já foi confirmada pelo prefeito Dinha Tolentino – Dinha (MDB). Atrações de nível nacional são esperadas para os dias de festa, que deverá ter a mesma estrutura e formato do aniversário da cidade, realizado no ano passado.

Apesar de nenhuma atração ainda ter sido confirmada, as especulações em torno de quais artistas e bandas nacionais farão parte do Arraiá das Viúvas 2018 já começaram.

A expectativa também fica por conta das atrações locais que marcarão presença no evento. Nomes como Carlinhos Plats, Latika, João Oxente, Divisores de Maré, Duda Menezes, Amor Voraz, Empina Nela, entre outros, podem fazer parte da programação.

Em edições anteriores da festa, pelos palcos do evento já passaram artistas e bandas como Mastruz com Leite, Estakazero, Harmonia do Samba, Calcinha Preta, Calypso, Silvano Salles, Saia Rodada, Cavaleiro do Forró, Adelmário Coelho, Flavio Jossé, entre outros.

Sem festa em 2017
No ano passado, a principal festa da cidade não foi realizada. Na oportunidade, Dinha disse que a festa não seria realizada por não dispor de orçamento diante das diversas necessidades do município.

Sem festa em 2016
Em 2016 a cidade também não contou com a apresentação do Arraiá da Viúvas. O secretário de Cultura da época, Walter Mangabeira, disse que o cenário de crise econômica prejudicou a realização do evento.

Sem festa em 2015
Já em 2015, o “Arraia das Viúvas” foi cancelado, segundo o então Prefeito Eduardo Alencar, a decisão se deu em razão das fortes chuvas, que provocaram deslizamento de terras, inumações, desabamentos em alguns bairros do município. Na oportunidade, foi decretada situação de emergência na cidade.

O Arraiá das Viúvas
O ‘Arraiá das Viúvas’ acontece tradicionalmente na Praça da Bíblia – centro da cidade – o evento já teve 33 edições. Segundo Apolinário da Hora, no livro “Água Comprida”, o São Pedro na cidade era comemorado com apresentação de quadrilhas tradicionais e ao som de sanfoneiros que tocavam a noite e visitavam as casas, escolhendo depois residências de famílias tradicionais para amanhecer o dia tocando, soltando fogos e saboreando comidas típicas. A festa que era marcada pela fraternidade e hospitalidade dos moradores passou a ser um momento onde as viúvas mais antigas do município se reuniam em uma data especifica (o dia 29 de junho), e comemorava o dia do seu padroeiro. Por isso, o nome “Arraiá das Viúvas”.





*Simões Filho Online

Nenhum comentário