Novidades


 

Campanha de vacinação contra a gripe Influenza começa nesta segunda (23)

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e segue até 1º de junho nos 126 postos da rede básica de Salvador. A meta é imunizar pelo menos 90% das mais de 690 mil pessoas do público-alvo, totalizando 54,4 milhões de pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde.

Fazem parte do público-alvo idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, trabalhadores de saúde, professores das redes públicas e privadas, portadores de doenças crônicas, povos indígenas, jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e população carcerária da capital baiana, além de gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais também devem se imunizar. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

São priorizados, portanto, grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Quem não faz parte de nenhum desses grupos, que são considerados mais vulneráveis às complicações da doença, deve procurar a rede privada.

Segundo o Ministério da Saúde, foram adquiridas 60 milhões de doses, que serão entregues aos estados em etapas, e o objetivo é assegurar a vacina para 100% do público-alvo da campanha.


*Radar da Bahia

Nenhum comentário