Novidades


 

Prédio desaba totalmente no IAPI após operação da Codesal

O prédio que estava interditado desde 2015, no bairro do IAPI, e que teve um desabamento parcial nesta segunda (23), caiu totalmente durante a noite. Operários da Defesa Civil já tinham iniciado a demolição do imóvel e que ficou inclinado em 45º. 

Os moradores foram evacuados do imóvel e passaram a receber um auxílio-aluguel. Porém, o terreno foi invadido. Uma outra pessoa também invadiu o imóvel anexo, que funcionava como oficina de soldagem.

"Este imóvel já tinha sido vistoriado e quando realizamos a vistoria vimos que ele tinha rachaduras nos pilares, nas vigas. Notificamos os moradores para sair de casa", disse. Por causa do risco de desabamento, 20 famílias que moram nos imóveis nas laterais e ao fundo foram evacuadas pela Codesal temporariamente. "Houve um recalque parcial de fundação. Ou seja, o pilar do fundo cedeu e o prédio inclinou", explica o engenheiro Francisco Costa, coordenador de contingência da Codesal.

O desabamento total foi provocado por operários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que fizeram um corte lateral para que o prédio caísse. 

Como era impossível saber para que lado o prédio ia cair e qual o impacto que teria nas casas vizinhas foi preciso pedir que os moradores do entorno deixassem suas residências. Os operários passaram a atacar pela frente, dando marteladas na fachada. 

Após a demolição do imóvel, deve ser feita uma avaliação dos imóveis do entorno para saber se os moradores podem voltar para suas casas em segurança.



*IBahia


Nenhum comentário