Novidades

ABSURDO: Hospital libera corpo errado e família enterra bebê trocado em Simões Filho - Veja Vídeo

Um caso ocorrido nesta quarta-feira (23/5) deixou uma família em estado de choque em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os pais de um bebê que já nasceu morto, descobriu, que após o enterro da criança, a unidade de saúde havia entregado o corpo errado para o sepultamento no Cemitério São Miguel. [Assista a reportagem completa no final da matéria].

O ajudante de produção, Alexandre de Jesus Almeida, 23 anos e a estudante Marivany Santos de Jesus, 18 anos, moradores do bairro Cristo Rei, se preparavam com todo amor para receber o pequeno Miguel de Jesus Almeida, nome escolhido carinhosamente pelos pais.

Marivany realizou o pré- natal, à espera do seu primeiro filho, mas no quarto mês de gravidez começou a apresentar alguns sangramentos, foi orientada pelo médico que a acompanhava, a manter repouso para que não viesse perder a criança. Na semana passada, a jovem mãe, começou a sentir fortes dores e preocupados, já que a gravidez era de risco e estava no sexto mês, a família da moça resolveu leva-la para o Hospital Jorge Valente em Salvador, onde ela deu entrada no dia (16/5) e após ser atendida, foi constatado que o caso era delicado e precisava de cuidados especiais.
Já na unidade médica em Salvador, Marivany foi internada em uma ala separada das demais gestantes, pois, devido ao estado em que se encontrava, poderia adquirir alguma bactéria, o que complicaria ainda mais a sua saúde, bem como a do seu bebê.

“Começaram a aplicar medicamentos nela e depois de um certo tempo o médico falou que a criança podia nascer, mas pelo fato dela estar perdendo líquido e sangrando provavelmente ele ia nascer, mas não sobreviveria”, contou Alexandre de Jesus, o pai.
Dias depois do internamento, a gestante foi encaminhada para realização do exame de ultrassonografia onde foi constatado que o coração da criança já não batia mais, a enfermeira que realizou o exame, tratou de chamar imediatamente o médico, que ao analisar o caso minuciosamente constatou que de fato o pequeno coração já não batia. Mesmo assim, o profissional, resolveu realizar mais uma análise, antes de dar a notícia para a família.

Depois de constatar a morte da criança, os médicos comunicaram ao pai que realizariam o parto para retirada do bebê, pois já não havia outra solução para o caso. Alexandre e a esposa receberam a notícia com muita tristeza.

A família, providenciou o caixão com ajuda de um vereador, e se dirigiu para o Jorge Valente, recebeu um documento para que fosse providenciado a certidão de óbito da criança, retornou para a cidade e foi até o cartório, e lá informaram que o documento não tinha a data de nascimento do bebê nem o carimbo do hospital.

Horas depois, eles resolveram o problema e finalmente conseguiram realizar o enterro da criança na tarde desta quarta-feira (24/5), no Cemitério São Miguel, em Simões Filho.
Já em casa, e bastante abalados com a situação e com a dor de sepultar seu filho tão esperado, os pais da criança receberam um telefonema de uma assistente social da maternidade informando que o corpo enterrado não era do seu filho e que eles precisavam ir até o local para mais informações.

O descaso do hospital abalou ainda mais a família, que não sabe como vai solucionar o problema, já que para realizar a troca será necessária a exumação do corpo e isso depende de autorização judicial.

“Estou muito abalada. Só em saber que meu filho pode estar naquele hospital ou em qualquer outro lugar e ainda não foi enterrado, o sentimento é pior”, desabafou com tristeza Marivany, que tenta se recuperar do trauma.

O Simões Filho Online entrou em contato com o Hospital Jorge Valente para saber o posicionamento da unidade de saúde sobre o caso, e fomos informados que o profissional que estar autorizado a falar sobre o assunto não estava presente no momento.

Veja o vídeo com a história completa:



*Simões Filho Online

Nenhum comentário