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Azeite de oliva: 59,7% das marcas são adulteradas, veja quais



A fiscalização do MAPA, batizada de Operação Isis, avaliou 107 marcas de azeite de oliva comercializadas por 65 empresas. Desse numéro, 59,7% foram reprovadas. "O número de fraudes ainda é expressivo, mas o trabalho de melhoria do produto continua,” disse Fátima Parizzi, coordenadora geral de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Trezentos mil litros de produtos irregulares – e mais 400 mil litros de outros produtos classificados como temperos, mas com rótulos de azeite de oliva – foram retirados do mercado.

A análise das amostras foi dividida em dois grupos. No primeiro, com 39 empresas, 108 lotes de amostras foram aprovados. Já no segundo grupo, com 26 empresas, foram reprovados 160 lotes.

A operação
As ações de fiscalização de qualidade do azeite são realizadas desde 2014. A última Operação Isis – nome em homenagem à deusa egípicia que teria criado o azeite extraído da oliveira – foi iniciada em abril de 2017 e estendeu-se até dezembro com a participação de 140 auditores fiscais agropecuários de todos os Estados. As amostras de todos os lotes de azeite procedentes de diferentes países foram analisadas nos laboratórios oficiais do MAPA em Goiás e no Rio Grande do Sul (Laboratórios Nacionais Agropecuários – Lanagros).

Em 2018, a Operação Isis, iniciada em janeiro, terminará em dezembro, e será ampliada para avaliar 470 amostras a serem coletadas em todo o País. A partir deste ano, as ações de fiscalização estão sendo intensificadas por meio de parcerias com a Receita Federal, Ministério Público, Polícia Federal e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As empresas responsáveis pelas fraudes foram autuadas e multadas no valor mínimo de 5 mil reais, com acréscimo de 400% sobre o valor da mercadoria fiscalizada. O valor máximo da multa permitida por lei é de 540 mil reais.

Os produtos apreendidos estão proibidos para consumo humano, mas permite-se a reciclagem industrial, principalmente na produção de sabão.

Cuidado na compra
Fátima Parizzi aponta as duas principais irregularidades na comercialização do produto: a mistura do azeite de oliva com outros óleo e a tentativa de iludir o consumidor pelo rótulo.

“O consumidor precisa estar atento e não se deixar enganar pelas embalagens bonitas, com ilustrações de azeitona ou com referências à Portugal e Espanha”, explicou a coordenadora do MAPA. “Outro ponto muito importante é o preço. O consumidor deve desconfiar da unidade de 500ml vendida a menos de R$ 10,00", destacou.

É preciso observar também, e com bastante atenção, as informações descritas no rótulo para conferir a composição e os ingredientes. Para que o produto seja considerado “azeite de oliva virgem”, ou “extravirgem”, não é permitida a presença de óleos vegetais refinados, de outros ingredientes e aromas ou sabores de qualquer natureza.

No caso de azeite de oliva refinado, o rótulo mencionará obrigatoriamente que é do 'tipo único'.

Brasileiro consome cada vez mais azeite de oliva
Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o maior importador mundial com 60 mil toneladas em 2017.

As oliveiras cultivadas em propriedades rurais no Rio Grande do Sul, São Paulo e região Sul de Minas Gerais produzem menos de 1% do total consumido no País. O consumo per capita brasileiro hoje é de 0,35 litro.


Marcas aprovadas:


Alianza


Andorinha


Andorinha Tipo Único


Báltico


Beirão


Belo Porto


Bom Dia


Borges


Borges Clássico


Borges Tipo Único


Carbonell


Carrefour


Castelo


Coccinero


Coimbra


D'Aguirre


De Cecco


Dia %


Dia % Tipo Único


DOP Sardegna


EA


Felippo Berio


Fiord’Olio


Fonte Mouro


Gallo


Gallo Tipo Único


Great Value


Herdade do Esporão


L’Olio de Cecco


La Española


La Violetera


Le Terrazze


Maria


Monde


Monini


Monte Santo Adrião


Nova Oliva


Olitalia


Oleificio del Golf


Olivas do Sul


O-Live


Oliveira da Serra Classico


Paganini Grezzo Naturale


Pala D´Oro


Rafael Salgado


Rahma


RAR


Renata


Romulo


Sanmarco


Serrata


TAEQ


Terra De Camões


Terra de Camões Tipo Único


Terrano


Terrano Tipo Único


Verde Louro


Verdeal


Verdemar


Vilamoura


Y Barra



Marcas reprovadas 


Aldeia da Serra


Andaluzia


Anna


Barcelona


Casablanca


Castelo Real


Chef Ávilo Clássico


Conde de Torres


Do Chefe


Dom Cabral


Dom Gameiro


Donana Premium


Don Léon


Faisão Real


Faisão Real Gourmet


Fátima


Figueira da Foz


Imperatore


Lisboa


Lisboa Premium


Lisboa Tipo Único


Malaguenza


Mariza


O Vira


Olivenza


Paschoeto


Pazze


Porto Galo


Porto Valência


Pramesa


Quinta D’Aldeia


Quinta da Boa Vista


Quinta do Cais


Quinta do Fijô


Restelo


Rioliva


San Domingos


Santa Isabel


Serra de Montejunto


Temperatta


Tordesilhas


Torezani Premium


Torres de Mondego


Tradição


Vale Fértil


Vila Verona



*IBahia


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