Novidades


 

Bandidos explodem caixas eletrônicos e queimam carros em Simões Filho

Uma agência do Banco do Brasil foi atacada por criminosos durante a madrugada desta terça-feira (1º), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador. O fato aconteceu por volta das 2h40. Segundo testemunhas, os bandidos fizeram uma barreira para atacar a agência. Na estrada que dá acesso ao município pelo menos dois veículos foram incendiados. 

Somente este ano, com esse de hoje, já foram registrados 26 ataques a agências e a caixas eletrônicas na Bahia, de acordo com o Sindicato dos Bancários. Na avaliação do presidente do sindicato, Augusto Vasconcelos, o tráfico de explosivos tem sido realizado por quadrilhas cada vez mais especializadas – o que revela a organização do crime. Ontem, uma lancha com mais de 70 kg de expolosivo foi apreendida pela Polícia Federal, em Salvador. O material explosivo seria usado, segundo a PF, em ataques a instituições bancárias.

Por isso, a entidade tem realizado reuniões com os órgãos de segurança e com os diferentes comandos das polícias, com o objetivo de cobrar mais investimento do governo e dos bancos.

Na semana passada, representantes do sindicato estiveram com o secretário estadual da Segurança Pública, Maurício Barbosa. “Temos feito reuniões com todos os órgãos e é bom mencionar que há uma necessidade de conjugação de esforços de todas as polícias – Federal, Rodoviária, Civil, Militar – também com os bancos, que podem ajudar na elucidação dos crimes”, disse Augusto.

A proposta da entidade é que todas as agências bancárias do estado tenham câmeras de monitoramento interligadas em tempo real com o centro de monitoramento da SSP. As câmeras, que já são obrigatórias na parte interna, deveriam ser instaladas também na fachada e no entorno.

Vasconcelos acredita que isso ajudaria a elucidar crimes. “A secretaria acha correto, mas o secretário tem dito que já procurou diversas vezes os bancos, mas que algumas instituições têm criado embaraços para fornecer esse tipo de informação”. 

A SSP confirmou a reunião, que aconteceu no Centro de Operações e Inteligência, no CAB. O órgão informou que o encontro tratou dessas propostas para a elaboração de um projeto de lei estadual. Na ocasião, o secretário Maurício Barbosa disse que é preciso de um parecer da Procuradoria- Geral do Estado sobre a constitucionalidade do PL: “A criação de uma legislação estadual voltada para esta área seria fundamental”. 


*IBahia





Nenhum comentário