Novidades

Gordura abdominal tem a ver com falta de vitamina D

A deficiência de vitamina D no organismo está relacionada com os índices de obesidade. A conclusão é de uma pesquisa deita por estudiosos das universidades Medical Center e Leiden Medical Center, ambas da Holanda. Durante a pesquisa, os profissionais observaram hábitos de homens e mulheres com idades entre 45 e 65 anos. O objetivo era identificar fatores associados à deficiência de vitamina D e, para isso, analisaram, por exemplo, consumo de álcool, tabaco e a frequência com que os participantes praticavam atividades físicas.

No organismo, a vitamina D blinda o organismo contra doenças autoimunes, protege os ossos, além de ajuda na prevenção de demências como Alzheimer.

Durante os estudos, a principal conclusão foi que a falta do nutriente está ligada a um maior índice de gordura corporal, em especial no abdômen. O trabalho não conseguiu entender o que está por trás dessa relação, já que não se sabe se a gordura promove a deficiência de vitamina D ou o contrário.

Segundo Rachida Rafiq, líder da investigação, novas pesquisas serão feitas para entender, por exemplo, se a vitamina tem o poder de absorver as gordurinhas – e se a sua falta, portanto, contribuiria para os quilos extras.



*IBahia



Nenhum comentário