Novidades


 

Salvador já teve 20 assaltos a táxis este mês; motorista baleado está em estado grave

Somente nesses 16 dias do mês de maio, 20 taxistas foram assaltados em Salvador. Isso dá uma média de mais de um ataque por dia dos bandidos. Os dados são de um levantamento feito nesta quarta-feira (16) pela Associação Geral dos Taxistas (Agtaxi), a pedido do CORREIO.

“É estarrecedor. Há três meses a gente vem pedindo uma delegacia especializada para atender os taxistas, e nada. O taxista sai de casa sem saber se volta”, declarou Ademilton Paim, presidente da Agtaxi, ao lamentar mais um assalto que terminou com um motorista baleado, no Largo do Tanque, na noite desta terça. O taxista José Raimundo Tavares está internado em estado grave, porém estável (saiba mais abaixo).

Os dados informados ao CORREIO fazem parte de um levantamento da própria associação através de relatos dos taxistas e boletins de ocorrências, já que a Secretaria da Segurança Pública (SSP) não dispõe dos dados.

Segundo a Comissão dos Taxistas da Bahia, de 1º de janeiro até esta quarta (16), 78 táxis foram levados de assalto – 90% já foram recuperados.

“Os bandidos não passam mais de três dias com os carros, que são abandonados depois de serem usados para práticas criminosas, como arrastões”, declarou João Adorno, porta-voz da comissão.

Reforço
Ainda de acordo com a comissão, dos 78 casos de assaltos a taxistas, 20 foram com emprego de violência. “A Secretaria de Segurança Pública já passou da hora de aumentar ou fazer o que foi combinando. Em janeiro, o secretário prometeu utilizar a Polícia Militar para fazer abordagens aos taxistas em locais de alto risco, como Largo do Tanque, São Caetano, Boca do Rio. A gente não quer que nos trate com prioridade. O que a gente quer é segurança para a categoria”, declarou Adorno.

Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou que "já dispensa uma atenção diferenciada aos taxistas no decorrer das abordagens programadas realizadas nos diversos bairros da capital e Região Metropolitana de Salvador". "Em 2017 foram mais de 86 mil veículos da categoria abordados nas blitze realizadas pela Corporação na capital e RMS", afirmou a corporação.

Apesar disso, afirma o comunicado, "o Comando de Operações PM reforçará aos comandos regionais da capital e RMS a recomendação, já existente, para priorizar abordagens aos taxistas".

Em dois dias, quatro taxistas foram vítimas de violência em Salvador. Os ataques aconteceram entre as 20h20 desta terça (15) e as 9h desta quarta (16). As ocorrências foram nos bairros de Pituba, Brotas, Cidade Nova e Largo do Tanque, onde um taxista foi baleado pelos bandidos. Todos os casos são investigados pela Polícia Civil.

Estado graveVítima do assalto no Largo do Tanque, o taxista José Raimundo Tavares está em estado grave, porém a situação é estável, segundo João Adorno. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) não informa o estado de saúde de pacientes.

José Raimundo foi atingido no pescoço ainda dentro do táxi GM Colbat (A-3426) por volta das 23h30, após ter sido abordado por três bandidos na localidade de São Lourenço, na Liberdade.
Um dos criminosos usava uma submetralhadora fabricada nos Estados Unidos.

“Os bandidos estavam em fuga e surpreenderam o taxista quando ele tinha acabado de fazer o roteiro de uma empresa, deixando o último passageiro no São Lourenço”, contou João Adorno, porta-voz da Comissão dos Taxistas da Bahia.

Segundo Adorno, os bandidos mandaram José Raimundo seguir para o Largo do Tanque. No local, eles avistaram uma guarnição da Polícia Militar e o obrigaram a seguir na contramão. “Mas o taxista ficou nervoso e não conseguiu atender o comando e acabou sendo baleado por um deles”, relatou Adorno.

Os bandidos abandonaram o táxi, José Raimundo e a submetralhadora, que foi apreendida pelos policiais. O taxista foi socorrido pela guarnição ao Hospital Ernesto Simões, onde permanece internado.

Outros casosO primeiro registro de violência contra taxistas nesta terça (15) aconteceu por volta das 20h20. Um motorista estava parado em frente à Perini da Avenida Manoel Dias, na Pituba, quando foi abordado por dois homens e uma mulher. Armados, os criminosos levaram da vítima o táxi, um Duster (A- 4760), além de pertences (celular e a carteira).

Pouco depois das 22h30, no bairro de Acupe de Brotas, dois homens pediram uma corrida. Nas proximidades da Ladeira do Acupe de Brotas, a dupla anunciou o assalto e levaram o táxi e os pertencentes da vítima.

Nesta quarta, um taxista foi assaltado na Cidade Nova – três homens pediram uma corrida na Cidade Baixa com destino à Cidade Nova. Quando chegaram no local, anunciaram o assalto e levaram dinheiro, celular e documentos da vítima.



*Correio











Nenhum comentário