Novidades

Vereador Del fala sobre o Troféu Eu Amo Minha Cidade, nesta segunda (14) no Programa Panorama de Notícias


Em reconhecimento à dedicação, ao talento, aos serviços prestados, aos esforços em prol do desenvolvimento socioeconômico de Simões Filho, uma cidade baiana que está entre as 10 maiores economias do estado da Bahia e localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Troféu “Eu Amo Minha Cidade”  em sua primeira edição – vai homenagear 13 personalidades expressivas e de notável relevância para o estímulo e renascimento do sentimento de pertencimento do município. A cerimônia será realizada na quarta-feira (16 de maio de 2018), na Câmara Municipal, a partir das 19h e será possível pelo abraço e patrocínio do vereador que já carrega na sua filiação partidária o nome “Solidariedade”.
Por entender que a premiação com sua conotação popular e que pretende “estimular o sentimento de pertencimento à sociedade simõesfilhense”, o vereador Devaldo Soares de Souza (SD), com uma visão ampla de contemplação a respeito de figuras expressivas em diversas áreas sociais, vai entregar na cerimônia, o Troféu “Eu Amo Minha Cidade”.
Idealizado pelo professor, cantor, compositor e empreendedor social, Rupiara Costa, o projeto “Eu Amo Minha Cidade” vai além da cerimônia de premiação, isso porque, vai gerar um desdobramento com diversas ações no município, principalmente com a visão de estimular a juventude a acreditar que todos os sonhos podem ser possíveis e que estes sonhos poderão ser respaldados por uma nova era, um novo compromisso e um novo olhar de reconhecimento.
Nesse sentido, ao abraçar a ideia do “Oscar Simõesfilhense”, o vereador Del como é popularmente conhecido, e abnegado de vaidade, como patrono do Troféu, pretende democratizar a partir da segunda edição para os demais parlamentares. A expectativa é transformar em Lei Municipal este projeto que também tem em suas raízes a ação “Minha História para sua Vida”, – uma injeção de estímulo e mola motora para a autoestima principalmente da juventude, e no ápice da sua essência, dignificar o significado de que uma “cidade não é feita de orçamentos, edificações e estatísticas, mas soberanamente de pessoas que pensam e ajudam a transformá-la em um lugar feliz e com identidade participativa dos seus cidadãos”.
Na última segunda-feira (07/05), o vereador Del recebeu em seu gabinete, Marcos Castelli, diretor-presidente do site “Rede Imprensa”, e com muita convicção falou da importância do projeto de reconhecimento para talentos que muitas das vezes estão no anonimato. “Recebi a ideia com bastante alegria e o projeto realmente é importante porque precisamos ter a sensibilidade de honrar pessoas que muitas das vezes não são lembradas, mas com muito amor prestam serviços à cidade de Simões Filho; demonstrando o seu amor pela cidade”, declarou o Legislador simõesfilhense.
Ele enalteceu o comportamento altruísta do professor Rupiara“Nosso amigo Rupiara nos apresentou e abraçamos o projeto justamente porque é importante para honrar pessoas e Simões Filho atravessa um novo modelo de gestão e que nós temos que olhar para esses detalhes tão importantes de dar visibilidade às pessoas que demonstram o seu amor pelo município”,acrescentou Del.
 A expectativa é que na próxima edição, que deve ocorrer em 2019, a premiação terá o respaldo da Lei Municipal, ou seja, o Troféu deve ficar registrado na história simõesfilhense, com a realização anual para enaltecer figuras importantes da cidade e de diversas áreas como, música, esporte, política, teatro, dança, educação, entre tantas outras.
“Acreditamos que este troféu não irá ficar na primeira edição e nosso objetivo é ampliar e fazer novas parcerias; convocar os demais vereadores para que possam também contribuir para que juntos nós possamos valorizar a população de Simões Filho”, emendou o vereador.
A reportagem conversou com o professor Rupiara Costa.  Em  júbilo, ele que mora em Simões Filho há 28 anos, expressou seu contentamento e o apoio do parlamentar.  “Ao apresentar o projeto ao vereador Del, de cara ele entendeu a concepção do Troféu “Eu Amo minha Cidade” e com sua capacidade e sensibilidade de um homem de Deus e de fé; entendeu que esta premiação é para honrar aquelas pessoas que foram esquecidas e agora serão vistas e contempladas”, disse o empreendedor social.
 DIFERENÇAS ENTRE PREMIAÇÕES:
Atualmente estão instituídas duas premiações na Câmara Municipal de Simões Filho. A Medalha Noêmia Meireles, uma homenagem a mulheres com serviços expressivos na cidade e o Título de Cidadão Simoesfilhense, onde são honradas personalidades com serviços expressivos no município, mas que possuem uma outra naturalidade.
Já a premiação “Eu Amo Minha Cidade”, possui uma contemplação mais ampla e suscita através dos talentos do município o sentimento de pertencimento e o reconhecimento em suas diversas áreas.
 Premiação
Nesta primeira edição o Troféu “Eu Amo Minha Cidade” irá contemplar treze pessoas do município. No próximo ano, a intenção é que cada vereador possa indicar uma personalidade.
O projeto em seu desdobramento contemplará durante o decorrer do ano diversas ações, entre elas, a criação de um Núcleo de pensadores para implementar um Banco de Dados de futuros projetos para a cidade, além de fomentar aos acadêmicos simõesfilhenses, a produção de artigos científicos para o desenvolvimento socioeconômico do município.


*Rede Imprensa1

Nenhum comentário