Novidades

Seis em cada dez pessoas querem saber se parceiro é caloteiro, revela pesquisa



Saber se o parceiro ou a parceira tem crédito na praça é importante para 66% dos consumidores brasileiros. Seis em cada dez pessoas que mantêm um relacionamento têm interesse em saber qual é a pontuação que o companheiro ou a companheira tem em bancos e lojas, ou seja, se ele ou ela tem perfil de bom pagador. Afinal, estar ao lado de um(a) caloteiro(a) pode comprometer planos futuros.

O dado consta de uma pesquisa feita pelo Boa Vista SCPC. A entidade criou o chamado Score Consumidor. Esse sistema de pontos calcula os riscos de inadimplência de uma determinada pessoa aos olhos de bancos, financeiras, lojistas e outras instituições que concedem crédito.

Entre os que já são casados ou vivem em união estável, 73% têm interesse de conhecer o score do companheiro ou da companheira, ou seja, querem saber se estão ao lado de alguém com crédito na praça ou nome sujo. Para 81% deles, ter acesso a essa informação pode ajudar no planejamento financeiro do casal — ou, na pior das hipóteses, adiar ou destruir planos.

Entre os que namoram, mas ainda não vivem sob o mesmo teto, o interesse é um pouco menor, mas ainda alto: 63% gostariam de conhecer a pontuação de crédito do(a) namorado(a).

Falar da situação financeira é bom para o relacionamento?

A pesquisa ainda considerou o comportamento dos casais. Segundo o levantamento, 90% dos entrevistados, casados ou não, acreditam que falar abertamente sobre a situação financeira dos dois ajuda a manter um relacionamento saudável. Além disso, 68%, em média, poupam para alcançar objetivos em comum.

Entre os casados, 71% demonstraram mais preocupação com a poupança. Entre os solteiros, 66% disseram guardar dinheiro para projetos conjuntos, como festa de casamento, viagem de lua de mel e compra de imóvel ou veículo.

Pontuação pode indicar compatibilidade do casal?

O Boa Vista SCPC também quis saber se a pontuação como bom ou mau pagador poderia indicar compatibilidade entre os casais. Considerando o total de entrevistados, 51% disseram que não.

A pesquisa Hábitos de Consumo do Dia dos Namorados foi feita de 18 a 28 de maio, pela internet, com 1.100 entrevistados em todo o país. Do total, 53% eram mulheres, 72% tinham entre 21 e 40 anos, 66% estavam casados, e 34% eram solteiros.

Como consultar o Score Consumidor

A consulta ao sistema é gratuita e pode ser feita por computador, smartphone ou tablet. Basta acessar o endereço eletrônico e se cadastrar.

O sistema considera as seguintes informações: comportamento em relação a pagamentos atuais e referentes aos últimos cinco anos; busca por crédito; e dados cadastrais.

A pontuação varia de zero a mil. Quanto mais próxima de mil, melhor o perfil, pois o risco de inadimplência é menor.



*IBahia

Nenhum comentário