Novidades


 

Lula critica STF e afirma que não há razões para acreditar que terá Justiça

Por meio carta,o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva criticou fortemente, o comportamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento dos recursos apresentados pelos seus advogados nos últimos dias.

O petista ressaltou sua inocência, e desafiou os adversários a apresentarem uma "prova material" antes do dia 15 de agosto, data limite para os partidos e coligações registrarem as candidaturas na Justiça Eleitoral. "Tudo isso me leva a crer que já não há razões para acreditar que terei Justiça, pois o que vejo agora, no comportamento público de alguns ministros da Suprema Corte, é a mera reprodução do que se passou na primeira e na segunda instâncias",afirmou Lula.

A carta lida pela senadora e presidente do Partido do Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, destacou: "Se não querem que eu seja Presidente, a forma mais simples de o conseguir é ter a coragem de praticar a democracia e me derrotar nas urnas. Por isso, até que apresentem pelo menos uma prova material que macule minha inocência, sou candidato a Presidente da República. Desafio meus acusadores a apresentar esta prova até o dia 15 de agosto deste ano, quando minha candidatura será registrada na Justiça Eleitoral."

O ex-presidente criticou ainda o comportamento recente de ministros do STF, informando que alguns têm utilizado de decisões monocráticas para encaminhar os recursos de sua defesa para os colegiados menos favoráveis, "como se houvesse algum compromisso com o resultado do julgamento."

No documento o petista cita o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na Suprema Corte, ele crítica o magistrado por ter retirado da Segunda Turma o julgamento do habeas corpus e o remeteu para o Plenário. "Tal manobra evitou que a Segunda Turma, cujo posicionamento majoritário contra a prisão antes do trânsito em julgado já era de todos conhecido, concedesse o habeas corpus", afirmou Lula.

Que continuou "Tal comportamento, além de me privar da garantia do Juiz natural, é concebível somente para acusadores e defensores, mas totalmente inapropriado para um magistrado, cuja função exige imparcialidade e distanciamento da arena política " concluiu o petista.


*Radar da Bahia

Nenhum comentário