Novidades


 

Confira dicas de como usar bem o dinheiro recebido da parcela do 13º


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a antecipar, a partir desta segunda-feira, a primeira parcela do 13º salário para cerca de 31 milhões de aposentados e pensionistas. Os primeiros a receber serão os que ganham um salário mínimo (R$ 954). Em tempos de dificuldades financeiras, o dinheiro recebido pode ajudar a desafogar o orçamento ou, no caso de quem tem todas as contas no azul, a planejar uma compra ou passar a "colocar o dinheiro para trabalhar", ou seja, fazer investimentos.

A primeira medida a ser tomada, indica Virgínia Prestes, professora de Finanças da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP), é tentar quitar as dívidas.

— A primeira atitude que a pessoa deve tomar quando receber o dinheiro é quitar as dívidas, dando prioridade àquelas consideradas caras, ou seja, que cobram juros exorbitantes, como cheque especial e cartão de crédito — aconselha.

Antes de quitar as dívidas, os especialistas indicam que é prudente procurar o gerente do banco para tentar alguma negociação e pleitear melhores condições de pagamento, como Redução nos juros do total devido.

Com as contas equilibradas, o segundo passo é constituir uma reserva de emergência. Os planejadores financeiros dizem que é bom ter guardado, em uma aplicação conservadora (Tesouro Direto ou até mesmo a caderneta de poupança) a quantia equivalente a quatro vezes o custo mensal individual ou da família, dependendo das obrigações de cada pessoa. Ou seja, é preciso calcular todos os gastos mensais e multiplicá-los por quatro.

Faça compras à vista
Caso a pessoa que está recebendo o dinheiro do PIS ou do Pasep não tenha nenhuma dívida e já tenha uma reserva financeira para casos de emergência, como perda do emprego ou gastos médicos, a sugestão é comprar algum produto que seja indispensável à vista.

— Caso algum eletrodoméstico esteja ruim, por exemplo, a pessoa pode ir a alguma loja e tentar barganhar um desconto para pagamento à vista. Se também for o caso, já é possível antecipar algumas compras para o Dia das Crianças — diz Virginia: — O cuidado a tomar é que, como ainda falta um relativo tempo até a entrega dos presentes, pode ser que a criança não tenha como trocá-lo, em caso de necessidade.

Mas, se possível, indicam os planejadores, o melhor a fazer, no cenário em que as finanças estão em dia, é aplicar o dinheiro para que renda.

— Embora a quantia média a ser recebida possa parecer pequena, cerca de R$ 1.300, é importante que a pessoa comece a desenvolver a cultura do investimento. Inicialmente, é aconselhável apostar em uma aplicação de baixo risco e alta volatilidade, como o Tesouro Selic. Assim que a disciplina de investir mensalmente tiver sido alcançada, e que a pessoa tiver mais conhecimento sobre finanças, será a hora de partir para aplicações mais agressivas e rentáveis, como o fundo multimercado.



*IBahia

Nenhum comentário