Novidades


 

Moradores de 15 municípios terão acesso a uma Policlínica de Saúde


Moradores de mais 15 municípios baianos terão acesso a uma Policlínica Regional de Saúde. A nova unidade será construída em Ribeira do Pombal e atenderá a população das cidades que integram o consórcio interfederativo de saúde da região nordeste. A autorização da abertura do processo de licitação para a construção foi dada nesta quinta-feira (30) pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

A policlínica será implantada em uma área de 1285 metros quadrados onde atualmente se encontra o ambulatório do Hospital Santa Tereza e a Hemoba. Serão investidos cerca de R$12 milhões entre obras e equipamentos. A previsão é que a construção seja iniciada em outubro e que em até 10 meses esteja finalizada.

“Temos o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso aos serviços de saúde em toda a Bahia, e as policlínicas regionais contribuem para reduzir o vazio assistencial de média complexidade, ampliar o diagnóstico das doenças crônicas e degenerativas, tornando-o mais precoce, além de melhorar a resolutividade da saúde pública”, afirma o secretário. “O modelo de consórcio tem a vantagem de tornar real o que antes ficava na teoria na pactuação entre os municípios”, destacou Fábio Vilas-Boas

Entre as novidades, está a forma de gestão compartilhada entre o governo estadual, que financia 40% dos custos mensais, enquanto os municípios consorciados vão cobrir os 60% restantes proporcionalmente à população. Os municípios participantes do consórcio Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal, Sítio do Quinto.

A população terá acesso a uma variedade de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Diversos exames também serão oferecidos, com destaque para os seguintes: tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. Também serão realizados vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral, dentre outras.

Atualmente, oito policlínicas estão em funcionamento nas cidades de Teixeira de Freitas, Irecê, Guanambi, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus e Valença, sendo referência para aproximadamente 4 milhões de baianos. Dez policlínicas estão em construção nos municípios de Simões, Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Barreiras, Senhor do Bonfim e São Francisco do Conde.



*Bahia.Ba




Nenhum comentário