Novidades


 

Gêmea siamesa separada em Goiânia recebe alta e volta para Salvador

A bebê Catarina, uma das gêmeas siamesas separadas há 22 dias em Goiânia, recebeu alta médica do Hospital Materno Infantil (HMI), na capital, na noite de sexta-feira (14).

Em entrevista oa portal G1, a mãe da menina afirmou que ela voltou no mesmo dia para Salvador (BA) com a avó materna. A irmã Débora, que sofre de problemas no coração e precisa passar por cirurgia, segundo os médicos, segue internada, esperando, há cerca de duas semanas, uma vaga em uma unidade de saúde que possa realizar a operação que ela precisa.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) “cumprindo determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Ministério Público, não fornece o estado de saúde e informações de pacientes internados na rede de assistência estadual”.

Já o HMI confirmou, em nota, que Catarina recebeu alta e que Débora, que possui uma cardiopatia cianogênica grave, “ainda aguarda regulação para alguma unidade de saúde que ofereça todo o suporte cardiológico que ela precisa. Enquanto isso, a gêmea permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HMI, respirando com a ajuda de aparelhos”.

Débora e Catarina de Menezes dos Santos nasceram no dia 22 de agosto. No dia seguinte, elas precisaram passar pela cirurgia de separação em caráter de emergência. Desde então, elas se recuperam na UTI.



*Bahia.Ba

Nenhum comentário