Novidades

DIA DO VEREADOR: Líder da oposição fala sobre a importância da data

O Dia do Vereador é comemorado anualmente em 1º de outubro no Brasil.

A data homenageia o cargo político do representante de uma cidade ou município que está encarregado de funções legislativas, dentro da chamada Câmara dos Vereadores.

As primeiras leis que serviram para reger os cargos de vereadores no Brasil foram instituídas na Constituição de 1824, por D. Pedro I, sendo oficializada pela Lei de 1º de outubro de 1828.

Até em meados da década de 1960, o cargo de vereador no Brasil não era remunerado.

A Constituição de 1988 estabelece que a cada 4 anos haverá uma eleição direta e simultânea em todo o país para eleger novos vereadores, em cada cidade ou município brasileiro.

É um deve do eleitor maior de 18 anos eleger os vereadores que forem candidatos em suas respectivas regiões eleitorais.

Líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de Vereadores de Simões Filho, o vereador Sandro Moreira falou ao Panorama de Notícias sobre o dia. 

"O Dia do Vereador é importante, nós estamos a cada dia tentando nos mirar no sentido de fazer valer o objetivo e a incumbência de cada vereador no parlamento, eu tenho tido essa preocupação dentro da minha realidade legislativa e tenho buscado a cada dia fazer esse contra ponto. Estar vereador é uma missão difícil, nós entendemos que comunicar a nossa população a cerca do que tem acontecido com o Executivo Municipal e estabelecer essa regra é muito complexo, contudo entendemos que iremos avançando a cada dia para que o nosso Legislativo seja de respeito, onde as pessoas possam olhar para o parlamento de Simões Filho e dizer que ali tem homens preocupados e de compromisso com o povo da nossa cidade", pontuou Sandro Moreira. 

Origem do Dia do Vereador
O Dia do Vereador foi instituído através da Lei Federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984.

O Decreto de Lei definiu o dia 1º de outubro como Dia do Vereador, porque foi nesta data que o ex-imperador do Brasil D. Pedro I oficializou as normas que definem o cargo de vereador no país.




Por Ataíde Barbosa

Nenhum comentário