Novidades


 

Ônibus de Belo Horizonte terão botão do pânico para alerta em casos de assédio

Com o objetivo de reduzir os casos de assédio contra mulheres no transporte público, a Guarda Municipal de Belo Horizonte lançou uma campanha que propõe o uso de botão do pânico nos coletivos da capital. O sistema já estava instalado para casos de roubo. Com a campanha, foi adaptado para acionar também equipes em casos de importunação sexual.

Em entrevista ao G1, a guarda Aline Oliveira dos Santos Silva explicou que os motoristas estarão preparados para agir quando for necessário. "O motorista vai estar treinado para ele poder fazer o acionamento do botão do pânico. E, com acionamento, automaticamente, cai aqui na Central de Operações da Prefeitura. E o nosso coordenador encaminha uma viatura para fazer a abordagem desse ônibus", esclareceu.

Além disso, a campanha conta com a distribuição de apitos para as passageiras usarem nos ônibus e no metrô a partir de novembro. As medidas foram pensadas de acordo com o número de ocorrências em locais da cidade. "A gente fez um diagnóstico prévio sobre os locais onde existe a maior incidência de assédio contra a mulher dentro do transporte coletivo. (...) A gente vai embarcar nessas linhas de ônibus onde tenha a maior concentração de registros. Vai ser uma guarnição 100% feminina da Guarda Municipal. E a gente está também recebendo o reforço de agentes da BHTrans”, disse.

De acordo com a guarda, serão treinados cerca de 40 funcionários na próxima semana.



*Bahia Notícias

Nenhum comentário