Novidades


 

Morre Esquerdinha, ídolo do Vitória na década de 1990


O futebol está de luto. O ex-jogador José Marcelo Januário da Silva, o Esquerdinha, morreu na noite de quarta-feira (31), em João Pessoa. Aos 46 anos, foi vítima de infarto fulminante. Segundo o ex-atleta Gil Baiano, que jogou com o ex-lateral esquerdo no Vitória, ele se sentiu mal após um baba com outros ex-jogadores e chegou a ser levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas não resistiu e morreu no local. 

Esquerdinha nasceu em Caiçara, na Paraíba, e começou a carreira no Botafogo-PB, em 1992. A trajetória nos gramados baianos teve início em 1995, em uma breve passagem pelo Bahia, mas foi no Vitória que Esquerdinha marcou época, entre 1996 e 1998.
Foi bicampeão baiano (1996 e 1997), campeão da Copa do Nordeste (1997) e fez parte de uma geração que escreveu seu nome na história rubro-negra, junto com Bebeto, Petkovic, Russo e Chiquinho. A passagem de destaque pela Toca fez o atleta ser vendido ao Porto, de Portugal.Esquerdinha foi escolhido para a seleção do melhor Vitória de todos os tempos, em enquete promovida pelo clube com os seguidores nas redes sociais, em dezembro do ano passado. Um reconhecimento e tanto, já que recebeu mais votos que Leandrinho, ganhador da Bola de Prata pelo Leão em 1999.
O Vitória homenageou o ex-jogador através de uma mensagem nas redes sociais.

Além da dupla Ba-Vi, o lateral esquerdo também atuou também em times como Paraguaçuence-SP, Fluminense, Atlético-MG, Goiás, Porto e Acadêmica de Coimbra, de Portugal, e Zaragoza, da Espanha.

Apesar de ter aposentado as chuteiras em 2007, Esquerdinha seguiu no futebol e atuou como auxiliar técnico do Botafogo-PB e do Santa Cruz de Santa Rita, também da Paraíba.



*Correio da Bahia


Nenhum comentário