Novidades


 

Previsão de chuva é até domingo (2) em Salvador e RMS

O tempo chuvoso que chegou na capital baiana desde a madrugada desta segunda-feira (26) deve se prolongar e durar até o próximo domingo (2), de acordo com o boletim meteorológico da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Como de costume, as pancadas de chuva ao longo desta segunda provocaram alagamentos em alguns bairros. As localidades que registraram maiores acumulados de chuva foram Fazenda Coutos (45,6 mm), Mirante de Periperi (36,8 mm), Mamede (34 mm), Base Naval de Aratu (18,2 mm) e Rio Sena (15,4). A média histórica do índice pluviométrico registrado em novembro é de 106,5 mm.

Até as 17 horas, o órgão havia recebido 33 ocorrências. Entre elas estão 15 ameaças de desabamento, sete ameaças de deslizamento, três avaliações de imóveis alagados, um desabamento de muro e um parcial. Não houve registros de feridos.

Causas e previsão – De acordo com informações do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemadec), o modelo de previsão meteorológica (GFS) indica que a intensificação da circulação da Alta Subtropical do Atlântico (ASAS) aumentará o transporte de umidade do oceano em direção ao continente.

Essa condição favorecerá a formação de nebulosidade e a ocorrência de chuva. Com isso, a previsão é de chuvas fracas e moderadas ao longo da noite desta segunda, se estendendo até terça (27) – principalmente no início da manhã e final da tarde.

Na quarta-feira (28) devem ocorrer chuvas fracas a qualquer hora do dia, contudo sem risco para alagamentos. Já entre quinta (29) e domingo (2/12), a previsão de tempo ensolarado, mas com a possibilidade de chuvas fracas e isoladas ao longo do dia.

As equipes da Defesa Civil estão em plantão 24h, atendendo por meio do telefone gratuito 199.



*Bahia.Ba

Nenhum comentário