Novidades


 

Pesquisadores desenvolvem teste capaz de detectar câncer em 10 minutos

Pesquisadores australianos desenvolveram um teste capaz de detectar, em 10 minutos, a presença de células cancerígenas em qualquer tecido humano. Segundo o G1, o teste está relacionado à descoberta de que o câncer forma uma estrutura única de DNA quando colocado na água.

"Descobrir que moléculas de DNA cancerosas formaram nanoestruturas 3D totalmente diferentes do DNA circulante normal foi um avanço que permitiu uma abordagem totalmente nova para detectar câncer de forma não invasiva em qualquer tipo de tecido, incluindo sangue", afirmou Matt Trau, um dos autores do estudos.

"Isso levou à criação de dispositivos de detecção baratos e portáteis que poderiam eventualmente ser usados ??como uma ferramenta de diagnóstico, possivelmente com um telefone celular", acrescentou.

Desenvolvido na Universidade de Queensland, o teste ainda precisa passar por ensaios clínicos antes de ser usado em pacientes. Ainda assim, os pesquisadores já avaliam como positivos os resultados com mais de 200 amostras de sangue. A precisão para diagnóstico de células cancerígenas foi de 90%.

Até o momento, ele foi usado para detectar cânceres de mama, próstata, intestino e linfoma, mas os cientistas acreditam que os resultados podem ser replicados em outros tipos da doença.


*Bahia Notícias

Nenhum comentário