Novidades

Vendas de Natal crescem, mas não superam Black Friday

Considerado o período mais importante para o comércio baiano, o Natal foi superado neste ano pelas promoções da Black Friday, evento que surgiu no e-commerce e se consolidou nas lojas físicas.

Enquanto a Black Friday de 2018, nos shoppings centers, registrou crescimento de 8% no comparativo com o ano anterior, as vendas durante o Natal devem ficar em torno de 5 a 7%, conforme informou ao bahia.ba o coordenador estadual da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

“O melhor desempenho de vendas do ano foi a Black Friday. Em seguida vem o Natal. A gente percebe que muitas vendas foram antecipadas, porque houve maior ofertas, mais produtos participaram da promoção. Até o setor de moda foi puxada pela Black Friday. A data vai se transformar no melhor período de vendas do ano”, disse.

Lojistas – A mesma movimentação foi registrada nos estabelecimentos fora dos centros de compras, segundo o presidente do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado da Bahia), Paulo Motta. A Black Friday também superou o Natal, mas a taxa de crescimento do período natalino ficou em aproximadamente 3% em Salvador.

“Como as vendas foram antecipadas, coube ao Natal vendas da linha branca, os chamados bens não duráveis, como confecções, perfumes, bijuterias. Os bens duráveis foram garantidos pelos consumidores em novembro”, afirmou ao bahia.ba.

Nenhum comentário