Novidades


 

Fonoaudióloga dá dicas sobre o uso da voz -confira

A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica mais complexa que o sistema nervoso pode processar.

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e atua em pesquisa, orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático incluindo a região cérvicofacial.

Na manhã desta quarta-feira (16) a fonoaudióloga Annuska Bonfim foi a entrevistada na Rádio Simões Filho FM 87.9 através do Programa Panorama de Notícias.

A especialista falou sobre alguns alimentos que são prejudiciais a voz. 

"Alguns alimentos vão interferir principalmente quando a gente usa a voz como instrumento de trabalho, comidas ricas em gorduras, em açucares isso vai alterar toda condição da minha saliva e do meu estômago podendo causar refluxo. Uma alimentação rica em frutas e sucos não cítricos contribui para uma voz mais saudável", pontuou. 

ÁGUA
"A água ela  vai hidratar todo o sistema humano, consequentemente a prega vocal deixando a saliva mais fluida, por isso que é interessante que quem usa a voz como instrumento de trabalho use água com mais frequência. À água ela é importante não só para a voz como para todo o sistema", explicou.

CAFÉ
"O café ele faz o contrário da água, à água hidrata e o café ele desidrata, isso porque ele tem componentes químicos da própria produção do café que faz com que toda essa área da boca ela fique mais seca. Se eu tenho menos saliva eu vou usar mais de forma agressiva a prega vocal, portanto não pode tomar café durante o uso da voz", pontuou. 

REFRIGERANTE
"Ele é rico em açucares e consequentemente ele já vai produzir uma saliva mais pastosa, quando ingerimos lá no estômago ele pode causar o refluxo, não estamos dizendo aqui que não pode tomar refrigerante ou que não pode comer tal alimento, estamos apenas alertando que durante o uso ou o pré uso da voz não é indicado tomar nem o café e nem o refrigerante", declarou.

Por fim, Annuska falou sobre alguns cuidados para quem usa a voz como instrumento de trabalho.

"Dormir bem é um fator muito importante pelo menos oito horas por dia, hidratar a voz, ter uma alimentação saudável pra gente não ter refluxo. Evitar fumo, álcool, e está próximo de quem fuma, evitar roupas apertadas durante o canto, a fala, o uso dessa voz, evitar lugar que tenha muita poeira, e se possível tratar com um fonoaudiólogo para ter as instruções do que fazer, como fazer os treinos para durante toda a vida usar essa voz de forma adequada", concluiu. 



Por Ataíde Barbosa














Nenhum comentário