Novidades


 

Sessões da Câmara de Simões Filho passam a contar com intérprete de Libras

A Câmara Municipal de Simões Filho estreou a partir do dia 1º de janeiro, em Sessão Solene que marcou a posse do novo presidente, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), a tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas sessões plenárias e na transmissão ao vivo pelo Facebook que passam a contar com a atuação de intérprete de Libras.

A iniciativa é do novo presidente Orlando de Amadeu que dispõe de uma profissional especializada em Libras e faz parte da nova filosofia de trabalho para atender as pessoas com deficiência auditiva, não apenas pelo conteúdo, mas pela compreensão dos assuntos tratados no legislativo municipal, representando grande avanço na acessibilidade e inclusão de todos. “Iremos implantar, em fase experimental, a tradução em Libras das sessões plenárias. É um processo que está em início, mas a nossa intenção é estender o serviço para as transmissões ao vivo em tempo real através do Facebook. Oferecer serviços de atendimento para pessoas com problemas auditivos através de um intérprete é promover a acessibilidade”, destacou.

As atividades plenárias que retornam a partir de fevereiro contarão com uma com uma profissional habilitada que vai atuar como interprete que ficará em um espaço específico no plenário onde vai realizar a tradução em Libras, iniciativa inserida pela primeira vez na história do Legislativo Municipal.

Neste projeto de acessibilidade da casa legislativa, os cidadãos com deficiência auditiva poderão acompanhar as sessões ordinárias da Câmara com interpretação simultânea através de sinais no sentido de promover acesso à informação e efetiva compreensão do trabalho dos vereadores.

As atividades da Câmara de Simões Filho com tradução simultânea em Libras podem ser assistidas pelo Facebook através do link https://www.facebook.com/cmvsf/

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é usada por aproximadamente cinco milhões de pessoas no País, segundo dados da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). Conforme o Censo IBGE 2010,o País tem 9,7 milhões de cidadãos surdos ou com deficiência auditiva. O idioma de Libras é reconhecido como língua oficial no Brasil pela Lei Federal 10.436/2002.



*Ascom/Câmara Municipal

Nenhum comentário