Novidades


 

SIMÕES FILHO: Orlando de Amadeu é empossado novo presidente da Câmara Municipal

O vereador Orlando de Amadeu (PSDB) tomou posse como novo presidente da Câmara Municipal de Simões Filho em Sessão Solene na noite de terça-feira (1°), no Plenário Walter Jorge dos Santos, na sede do Poder Legislativo. Pregando compromisso e transparência como novas filosofias de trabalho, o ex-líder do Governo estará à frente da nova mesa diretora eleita em junho de 2018 para o biênio 2019/2020 da 15ª Legislatura. Ele assume o lugar do vereador Genivaldo Lima (DEM) que ocupou a presidência durante o biênio 2017/2018.

A sessão teve início por volta das 16hs e entre as autoridades presentes na Mesa de Honra, o prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira e a primeira-dama do município, ainda vereadora e deputada estadual diplomada Kátia Oliveira (MDB), o vice-prefeito, Sidney Serra, secretários municipais, demais autoridades políticas, eclesiásticas, entre eles, o pastor José Moura de Assis, da Igreja Batista TSIDKENU e o padre Paulo Roberto Bittencourt de Souza, da Paróquia São Miguel, Manoel de Jesus, Babalorixá de Palmares, além de lideranças, familiares e a comunidade. Estiveram também na solenidade o delegado da Polícia Civil, Dr. Henrique Lustosa e o Tenente Elsimar Silva da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) em Simões Filho que representou o Major Dias.

Durante a solenidade, o novo presidente da Câmara e os demais membros eleitos tomaram posse da nova comissão diretora. Além de Orlando, os vereadores empossados são: Adailton Santos de Andrade (PRP) – 1º Vice-Presidente, Manoel de Santana Conceição (PSB) – 2º Vice-Presidente, Erivaldo Costa dos Santos (DEM), como 1º Secretário, e Devaldo Soares de Souza (SD), como 2º secretário.

Emocionado, o novo chefe do Legislativo ocupou a tribuna e fez agradecimentos especiais aos seus pares pela votação expressiva de sua eleição, em especial, aos seus familiares, às autoridades presentes, além de lideranças políticas e partidárias e toda sua equipe. Orlando falou da satisfação em presidir uma casa histórica. “O que nós fizemos aqui nunca aconteceu na história de Câmara de Simões Filho em que toda a mesa foi renovada. Isso é um fato histórico para a cidade”, disse. O vereador lembrou que a parceria entre Legislativo, Executivo e Assembleia Legislativa será intensificada durante sua gestão nestes próximos dois anos.

Nova Mesa
Para a atuação nos próximos dois anos, Orlando dará destaque para o trabalho com dedicação em torno da aprovação de projetos do Executivo e dos vereadores que beneficiem a população. “Estarei aqui para ajudar o nosso povo, destacando que o executivo e a Casa Legislativa devem andar sempre juntos em favor do povo”, disse o novo presidente. Amadeu frisou a participação dos colegas vereadores e prega unidade com os demais pares em busca de soluções para os problemas comuns na luta pelo processo contínuo de melhorias para o desenvolvimento do município.

Com a intenção de harmonizar a Câmara Municipal, o novo presidente citou, na oportunidade, a palavra ‘compromisso’ e destacou como aspectos principais para a nova gestão a ampliação do diálogo e a participação efetiva da população dos trabalhos da Câmara com a garantia de fazer do Legislativo Municipal um espaço aberto às manifestações pertinentes da cidade. Orlando ressaltou também que, dentre seus projetos para o biênio, pretende modernizar os processos administrativos e legislativos da Câmara. “O meu compromisso com esta cidade, com o povo e com os vereadores é sempre estar com a verdade e cumprir com as obrigações que devem ser cumpridas”, garante.

Em outro momento do seu discurso, Amadeu saudou e parabenizou também o vereador Genivaldo Lima (DEM) pela gestão à frente da Câmara durante o biênio 2017/2018, que deixa o cargo com o sentimento de dever cumprido. “Agradeço ao presidente Genivaldo Lima pelo apoio nestes dois últimos anos com lealdade, honestidade e compromisso e por cumprir com suas obrigações. Iremos dar continuidade a esse trabalho e fazer mais um pouquinho para cidade evoluir e crescer”, disse. O presidente da Casa desejou ao seu sucessor, vereador Orlando de Amadeu, êxito na condução da Casa Legislativa.

O vereador Manoel Almeida (PSD) falou com otimismo sobre a nova composição da Mesa Diretora e, na oportunidade, fez alusão à memória do saudoso ex-vereador Amadeu Bento de Souza, pai do agora presidente do Legislativo, Orlando de Amadeu. “Quero desejar ao nosso novo presidente boa sorte e que Deus possa te dar sabedoria. Nesta casa, o senhor tem uma história de família. Tenho certeza que Amadeu Bento de Souza está vibrando por esse seu prêmio merecido de ser presidente desta casa e que o senhor se sairá muito bem nessa tarefa que ora Deus lhe concede. Desejo boa sorte aos novos membros da mesa diretora que tem o compromisso com a cidade de Simões Filho”, disse Neco.

O discurso da primeira-dama do município, ainda vereadora e deputada estadual diplomada, Kátia Oliveira (MDB) que enalteceu o novo presidente Orlando foi marcado por momento de emoção ao lembrar também do velho Amadeu, seu saudoso tio. “Quero saudar Orlando de Amadeu, meu colega vereador, meu primo, hoje meu presidente até o final deste mês. Quero lhe desejar muito sucesso e a nova mesa diretora na nova gestão de uma casa que é plural, pois sei que dará o seu melhor. Orlando respira política e vê a política da forma como nós vemos, como algo que transforma. Essa é a função da política, de transformar a vida das pessoas e da cidade para melhor. Tenho certeza que tio Amadeu, que atuou como vereador por alguns mandatos, se ele estivesse aqui estaria honrado e feliz por ter o filho como presidente”, descreve.

Transparência
Questionado sobre qual seria sua marca enquanto presidente, Orlando defendeu total transparência nas ações do Legislativo e uma maior aproximação com à imprensa para construir uma imagem positiva da Câmara. “Eu estou muito feliz em assumir o segundo cargo na esfera política do município, que é a presidência da Casa Legislativa. Nós seremos aqui um espelho da Prefeitura para que possamos fazer o mandato com transparência, como o prefeito Dinha faz na prefeitura. Irei dá o total apoio na Câmara de Vereadores, pois todos os vereadores têm esse compromisso de trabalhar pela cidade e apoiar a gestão que quer fazer o melhor pela cidade. O presidente Genivaldo deu início e nós iremos dar continuidade”, afirmou.

Aproximação com o Executivo
Em discurso, o prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira parabenizou Orlando de Amadeu, aos membros da nova equipe diretora e aos demais vereadores pelo trabalho no Legislativo Municipal. Afirmou que com a chegada do novo Presidente da Câmara será colocado em prática valores como: autonomia, independência e, principalmente, responsabilidade, interação com as diversas esferas do governo, como a prefeitura, destacando também a importância de um diálogo aberto com os edis e reafirmou que o Executivo reconhece a competência da Câmara. “Este é mais um ato registrado na história de Simões Filho: Orlando de Amadeu ocupando na Câmara de Vereadores a condição de presidente. Além da responsabilidade com todos os eleitores, terá também a condição de conduzir os destinos desta casa. 2019 promete”, afirmou. O alcaide destacou que a Prefeitura e a Câmara continuarão trabalhando para o desenvolvimento e progresso de Simões Filho.

Para o prefeito Dinha, fica a certeza da continuação de uma grande relação de parceria entre o Executivo e Legislativo para que a comunidade saia ganhando com a aprovação de projetos importantes para o município. "Temos a certeza da parceria entre os poderes, pois lutamos pelo mesmo objetivo, o bem estar do nosso povo. Parabéns ao presidente Orlando por esse novo desafio", enaltece. "Destacamos o papel importante da Câmara para isso, e esperamos que a nossa relação com esta casa continue sendo feita como tem sido até este momento, com toda seriedade para continuar cuidando da Cidade de Simões Filho", completa.

Seriedade na condução da nova Mesa
Ao fazerem uso da palavra, os demais vereadores presentes apresentaram suas expectativas e desejaram uma excelente gestão ao novo presidente e sua comissão. O vereador Elimário Lima (PSDB) destacou a perspectiva de atuação para os próximos dois anos. “Desejo que a nossa mesa legislativa conduza os trabalhos desta casa com seriedade, transparência e respeito aos nobres edis, colegas desta casa e ao povo de Simões Filho”, espera o edil.

Um grande público esteve presente e mostrou apoio à nova gestão, tendo a frente o vereador Orlando.

Orlando de Amadeu foi eleito com 15 votos a favor e 2 voto contra em junho de 2018 e foi empossado como presidente do Legislativo para o mandato de dois anos. Filho do saudoso ex-vereador Amadeu Bento de Souza, o novo presidente é casado e pai de quatro filhos. Trabalhou como metalúrgico e hoje é ex-funcionário de um complexo automotivo. Na vida política, exerce seu 2º mandato como vereador no município de Simões Filho e o 1º como Presidente da Casa Legislativa. Amadeu afirmou que o processo que o levou à mesa diretora foi democrático e afirmou que vai manter uma relação amistosa com o Executivo.

O mandato de Orlando como presidente da Câmara é até o final do ano de 2020. Apesar da posse, o expediente deliberativo da Câmara segue em recesso e a rotina de sessões plenárias e votações serão retomadas em fevereiro.



*Ascom/Câmara Municipal









Nenhum comentário