Novidades


 

Veja os acontecimentos de 2018 que podem aparecer em concursos


Nem só de legislações federais e códigos que regem o serviço público são feitas as provas de concurso. Quem está estudando para algum processo seletivo deve estar atento também para os assuntos que movimentam o noticiário. Isso porque acontecimentos importantes podem acabar virando assunto de questão.

As atualidades podem aparecer tanto em perguntas objetivas, explica Orlando Stiebler, professor da Academia do Concurso, quanto nas provas de redação. Segundo ele, quando o assunto é internacional, é mais comum que ele apareça no caderno de perguntas; enquanto questões mais filosóficas e sociológicas tendem a ser tema de redação.

Ele lembra que podem cair tanto temas nacionais — como a questão da mudança na estrutura do governo federal, com a fusão de ministérios, criando os superministérios — quanto internacionais, a exemplo do chamado Brexit, o movimento de saída do Reino Unido da União Europeia.

No campo nacional, Adonis Miguel Jr, professor de Atualidades e História do Curso Progressão Autêntico, cita a questão previdenciária (com seus fatores econômicos e sociais), o combate à corrupção e a violência, seja ela urbana, rural ou de gênero. Já internacionalmente, podem ser abordadas a questão humanitária envolvendo refugiados e as vítimas de violência e da guerra, e a China.

— Outro assunto que pode aparecer é João de Deus, porque algumas bancas cobram coisas mais dia a dia, já que foi caso muito falado na mídia — acrescentou Stiebler.

Ele também aponta o aumento do feminicídio como outro assunto que pode aparecer, principalmente após a mudança nas regras de porte de armas.

Para não deslizar na hora de se preparar para as provas de atualidades, o professor do curso Progressão recomenda buscar fontes respeitadas (como revistas de grande circulação, fontes oficiais etc.)

— E fake news são outro tema importantíssimo para estudos em atualidades.

Depoimento - Claudio Torres, aluno da Academia do Concurso, 48 anos

— Estou estudando atualmente para os concursos da Receita Federal e do Banco Central. Estudo cerca de cinco horas por dia durante a semana e, nos fins de semanas, são em média sete horas. Para me preparar para as provas de atualidades, procuro auxílio de aulas extras na Academia do Concurso e busco estar antenado com informações via mídias televisivas, mídias sociais e até impressas. Principalmente a situação do novo governo.

FAKE NEWS NA REDAÇÃO
O ano de 2018 foi bastan'te movimentado. Com tantos acontecimentos, muitos fatos podem ser cobrados em provas este ano, segundo Thais Batista, professora da Academia do Concurso.

Entre as situações que podem inspirar temas de redação ou de textos para interpretação, ela aponta a disseminação das notícias falsas (ou fake news) nas redes sociais.

Ela também salienta a polarização do debate sobre as teorias que envolvem ideologia de gênero — segundo a qual sexo biológico e gênero são coisas distintas.

Segundo a professora Thais Barata, busca pelo corpo perfeito é outro tópico em voga Segundo a professora Thais Barata, busca pelo corpo perfeito é outro tópico em voga Foto: Divulgação

— Observa-se também o estrondoso e alarmante crescimento de crimes passionais, principalmente o feminicídio. Segundo algumas pesquisas, uma mulher é assassinada a cada duas horas no Brasil — destaca.

Thais lista ainda o culto à beleza e a busca pelo corpo perfeito, expostos nas redes sociais, como outro possível tema para ser abordado:

— Em razão dessa busca desenfreada, arriscam suas vidas em clínicas clandestinas, em espaços que tampouco possuem estrutura adequada para recebê-las.

COMO SE PREPARAR

Olho no edital
O primeiro passo é ficar atento se o edital já orienta sobre o que o concurso chama de atualidades.

Cuidado com internet
Um preparo de qualidade não deve se basear apenas em notícias propagadas em redes sociais, já que pode haver fake news.

Confiabilidade
O recomendável é que o candidato sempre se baseie em sites e redes confiáveis.

Reescrevendo
Para fixar o que foi estudado, a dica é fazer resumos sobre cada assunto consultado. Essa técnica também ajuda a trabalhar o tópico com mais clareza nas próximas provas.

Conhecimentos gerais
O professor Adonis Miguel Jr, do Curso Progressão Autêntico, diz ser fundamental construir, inicialmente, um conjunto de conhecimentos básicos sobre os mais diversos assuntos de conhecimento geral.

Análise
Thais Batista, da Academia do Concurso, lembra que não basta acompanhar o noticiário. É necessário analisar o que é falado para estar realmente preparado para as provas.



*IBahia


Nenhum comentário