Novidades


 

Vereadores anunciam aumento de máquinas para recadastramento biométrico em Simões Filho

Ao demonstrarem preocupação com a grande demanda de pessoas de Simões Filho que ainda não fez o recadastramento biométrico eleitoral que vem sendo feito no município, os vereadores destacaram na segunda sessão extraordinária na quarta-feira (22) o aumento de mais 14 kits de biometria disponibilizados para os serviços de recadastramento das digitais.

De acordo com os edis, o número de atendimento será ampliado, assim como o horário e dias de atendimento. As pessoas que trabalham durante a semana terão a opção de fazer sua biometria também aos sábados. Durante a semana, o atendimento ininterrupto continua das 8h às 16h.

A intensificação do recadastramento biométrico dos eleitores no município com a ampliação de postos e de kits sugerida pelo vereador Denilson das Neves ‘Deni da Metalúrgica’ (PSD) deve aumentar a capacidade de atendimento para milhares de pessoas por dia que enfrentam a espera e a demora em longas filas que chegam a dar voltas nos quarteirões, locais amontoados e desorganização. “Que bom que está acontecendo. O povo está solicitando. Se terminar em fevereiro, o número não atende. Se for aumentado o número de máquinas para atender a demanda, isso é muito bom”, observou Deni.

Força-tarefa
O vereador Genivaldo Lima (DEM) informou que houve uma reunião entre o prefeito Diógenes Tolentino de Oliveira e o Tribunal Regional Eleitoral do Estado da Bahia (TRE-BA) para solicitar a ampliação do número de kits para a realização da biometria. Desde o início, o município recebeu apenas 7 kits, o que só permitia cadastrar um número reduzido de pessoas por dia. Segundo o edil, o município vai receber mais 14 máquinas para atender a demanda local. “Dr. Francisco com o prefeito Dinha solicitou ao TRE que encaminhasse mais 14 máquinas que serão instalados para atender a população. Isso deve amenizar a situação que se encontra hoje”, acredita Genivaldo.

Na mesma linha de Genivaldo, o vereador Adailton Caçambeiro (PRP) informou que a medida tomada pelo TRE prevê não só o acréscimo de máquinas, mas também o atendimento estendido aos sábados devido à dificuldade das pessoas ao longo da semana. “Se cada vereador ajudar a ceder um funcionário para colaborar nesse processo, isso vai ajudar a população”, conclama.

O presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), anunciou medidas a fim de dar celeridade ao processo e garantir o recolhimento e renovação das digitais e fotos dos eleitores até 22 de fevereiro, prazo final do recadastramento biométrico obrigatório na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “A gestão do prefeito Dinha tem se empenhado bastante. A prefeitura e a Câmara cederam alguns servidores para trabalhar”, informou Orlando.

Durante a sessão, Amadeu pediu a colaboração dos vereadores para que as ações da biometria sejam agilizadas desde já, de maneira que o processo de recadastramento transcorra de forma tranqüila e eficiente. Os edis colocaram-se à disposição para darem o apoio necessário ao TRE. “Peço a contribuição dos vereadores em disponibilizarem servidores para darem esse apoio”, reiterou o presidente da Câmara.

Para fazer o recadastramento biométrico, é necessário apresentar original de documento de identificação pessoal com foto e comprovante de residência atualizado (Água, Luz ou Telefone), CPF e o Título de Eleitor.

Em Simões Filho, os milhares de eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico podem ter o título cancelado, caso não realizem o procedimento até o prazo estabelecido. O cancelamento do título tem outras implicações, como não poder se inscrever em concursos públicos ou prova para cargo ou função pública.



*Ascom/Câmara Municipal

Nenhum comentário