Novidades


 

Conheça os alimentos que ajudam a aliviar as cólicas do período menstrual



A cólica é um problema que afeta muitas mulheres pelo menos uma vez por mês. As dores sentidas durante a menstruação, somadas às mudanças de humor provocadas pelas alterações hormonais, causam muito desconforto e afetam significativamente a qualidade de vida das mulheres. O uso de analgésicos é comum nesta época, mas, de acordo com especialistas, também é possível aliviar as dores fazendo pequenas mudanças na alimentação.

— O nosso hábito alimentar influencia diretamente todo o sistema corporal. Isso inclui a nossa saúde em geral, a nossa disposição, a qualidade do nosso sono e também o alívio ou não das dores — diz a nutricionista Maria Clara Pinheiro.

De acordo com Luna Azevedo, nutricionista da clínica Nutrindo Ideais, a alimentação deve ser pobre em gorduras saturadas e sódio, rica em vitaminas B1, B3, B6 e E, magnésio, zinco e alimentos com ação anti-inflamatória, como os de fontes de ômega 3:

— A gordura saturada aumenta a produção de prostaglandina, capaz de aumentar a sensibilidade. Ela está presente nas frituras, carnes vermelhas, margarina e manteiga. Outra substância que é preciso evitar é a cafeína, que tem propriedade estimulante, pode aumentar a irritabilidade e é encontrada no café, em refrigerantes, chá verde e chá preto.

Os alimentos ricos em sódio provocam retenção hídrica e inchaço, o que pode piorar também as dores tão comuns nas panturrilhas.

Hortaliças e frutas: são ricas em vitaminas e minerais, muito importantes para o organismo, principalmente, no período menstrual, pois ficam em baixas concentrações. Ajudam a diminuir a sensação de inchaço acompanhada da dor. 

Ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados: possuem propriedades anti-inflamatórias que atuam aliviando a dor. São encontradas nos peixes, abacate, sementes de abóbora e linhaça, azeite extra virgem e oleaginosas.

Laticínios: o cálcio alivia os sintomas das cólicas, pois atua reduzindo as contrações musculares do útero. Os de pouca gordura, como, por exemplo, o iogurte desnatado, são uma opção para regular os níveis de cálcio no organismo e diminuir os sintomas da cólica menstrual.

Peixes: sardinha e salmão são ricos em vitamina D, que ajuda na absorção de cálcio. Estudos indicam que é o ideal é manter uma alimentação rica em vitamina D ao longo do mês;

Chá de camomila: além de calmante, alivia as cólicas menstruais. O chá tem o poder de aumentar os níveis de glicina, aminoácido que fornece alívio para o espasmo muscular e promove o relaxamento do útero.



*IBahia

Nenhum comentário