Novidades


 

Seis tipos de câncer associados à obesidade têm aumento em jovens

Estudo realizado pela American Cancer Society (ACS) e pelo Instituto National Cancer apontam o aumento da ocorrência de seis tipos de câncer relacionados à obesidade entre jovens. “Os estudos mostram que houve um aumento da incidência de câncer em adultos jovens (25 a 49 anos) nas últimas décadas. Principalmente os tumores associados ao ganho de peso”, afirmou a oncologista da Clínica AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia, Vanessa Dybal.

De acordo com os pesquisadores, aumentou o diagnóstico dos tumores no intestino, corpo do útero, vesícula biliar, rins, pâncreas e tireoide entre pessoas com menos de 50 anos no período analisado entre 1995 e 2014. Esses são seis dos 12 tipos de câncer associados à obesidade. 

“Essa faixa etária também tem baixa ingesta de frutas e vegetais , grãos e peixes, e consome muita carne vermelha e alimentos processados, o que favorece alguns tipos de câncer”, destaca a especialista.

De acordo com a Sociedade Americana de Oncologia Clínica, a obesidade está a ponto de superar o tabaco como a causa principal de mortalidade por câncer evitável. A oncologista Vanessa Dybal alerta que para manter a saúde não basta apenas emagrecer. “É preciso ter hábitos saudáveis. 

As atividades físicas são ponto crucial para a redução do aparecimento de tumores como também das reincidências”, alertou a especialista.



*Informe Baiano

Nenhum comentário