Novidades

19 mulheres são homenageadas em Sessão Solene na Câmara de Simões Filho - confira a lista


Dezenove mulheres de Simões Filho receberam dos vereadores da Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira, dia 15, a Medalha Noêmia Meirelles Ramos, em Sessão Solene realizada no plenário da Casa. O presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), abriu a Sessão e, em seguida, passou a condução da mesa à primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira, que presidiu a solenidade.

O Plenário ficou completamente lotado durante a solenidade de entrega da Medalha, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado oficialmente no dia 8 de Março. Os convidados e o público presente prestigiaram a Sessão abrilhantada também com a apresentação musical da cantora Milena Nascimento que entoou canções dedicadas em homenagem às mulheres.


A solenidade foi prestigiada pelo prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha), sempre acompanhado da primeira-dama Kátia Oliveira, o vice-prefeito Sid Serra, a secretária de Políticas para a Mulher, Andrea Almeida, a secretária de Desenvolvimento Social e da Cidadania, Andrea Pereira, a subcomandante da Ronda Maria da Penha, capitã Alcilene Coutinho, que representou a Major Denice Santiago, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), a presidente da Associação Quilombo Dandá, Sandra Santos de Santana, a assessora de comunicação da Prefeitura de Simões Filho, Vânia Santana, e a esposa do vereador Nel da Metalúrgica que fizeram parte da mesa presidida pela deputada Kátia, que foi também agraciada com a entrega da Medalha pelo vereador Manoel Dias Pires Filho, mais conhecido como “Nel da Metalúrgica” (DEM), através da indicação de nº 017/2019.

A subcomandante da Ronda Maria da Penha, capitã Alcilene Coutinho, foi também agraciada com a Medalha e, durante sua fala, defendeu a efetivação dos direitos das mulheres e elencou os desafios que ainda precisam ser ultrapassados, principalmente nas desigualdades de gênero e na redução da violência contra a mulher. “Temos trabalhado no enfrentamento da violência contra as mulheres. Esse enfretamento cotidiano é uma pauta nossa. Acreditamos que as mulheres merecem uma vida sem violência e sem preconceito e é pra isso que estamos trabalhando”, pontuou.


Em seu discurso, o prefeito Diógenes Tolentino Oliveira (Dinha) parabenizou as mulheres homenageadas e fez questão de enfatizar o papel fundamental da mulher na sociedade. "Março é um mês especial para as mulheres, especialmente, para as 19 mulheres da Boa Terra que foram agraciadas com a Medalha Noêmia Meirelles Ramos. Parabéns à todas as mulheres”, enalteceu o prefeito.

Os 19 vereadores Adailton Caçambeiro (PRP), Alfredo Assis (PP), Arnoldo Simões (PRB), Cleiton Bolly Bolly (SD), Deni da Metalúrgica (PSD), Del (SD), Elimário Lima (PSDB), Erivaldo Canjirana (PSL), Eri Costa (DEM), Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), Laécio Valentim (PSB), Luciano Almeida (MDB), Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Manoel Carteiro (PSB), Nel da Metalúrgica (DEM), Orlando de Amadeu (PSDB), Sandro Moreira (PSL) e Vel Silva (PRP) fizeram uma bela homenagem especial às mulheres indicadas agraciadas com a medalha, que é a condecoração mais importante concedida pelo Legislativo Municipal, para aquelas que se destacam como expoentes e exemplos de vida pelos relevantes serviços prestados em favor da comunidade.

Em discurso na tribuna do plenário, a deputada Kátia Oliveira, visivelmente emocionada, agradeceu a homenagem e lembrou das realizações durante o mandato no Legislativo Municipal em favor do povo de Simões Filho, a exemplo dos trabalhos desenvolvidos à frente da Comissão Permanente de Defesa da Mulher e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). “Por muitos anos estive do outro lado nesta cerimônia. Receber a medalha de honra Noêmia Meirelles Ramos me deixou bastante feliz, ainda mais tendo sido ela a primeira prefeita mulher da cidade de Simões Filho e uma incansável defensora dos direitos femininos. Quero agradecer ao Vereador Nel da Metalúrgica pela homenagem e parabenizo também a todas as mulheres homenageadas, ao presidente da Casa, Orlando de Amadeu, aos amigos vereadores, a todos os envolvidos e o público presente”, enalteceu.

Como deputada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Kátia já apresentou três projetos de Lei na Comissão de Constituição e Justiça, entre, eles, o PL nº 23.078/2019, que institui a Campanha Estadual Maria da Penha no mês de março nas escolas públicas estaduais e particulares da Bahia. De acordo com a deputada, a proposta tem como finalidade disseminar o conhecimento da comunidade escolar referente a Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, a conhecida Lei Maria da Penha.

Na mesma oportunidade, a deputada cobrou maior representatividade feminina nos parlamentos municipal, estadual e federal. “O ponto que temos que avançar é na nossa representatividade política. Lutamos pela reserva de cadeiras para as mulheres em todos os parlamentos, a nível municipal, estadual, e federal. Queremos mais mulheres na política”, revelou.

A Solenidade de entrega da Medalha Noêmia Meirelles Ramos foi criada e instituída pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, em 2013, na época, presidida pela então Vereadora Kátia Oliveira (MDB) para homenagear diversas mulheres em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade. A escolha das homenageadas é feita por meio de indicações apresentadas pelos vereadores, conforme determina o decreto legislativo que trata da concessão da Medalha que leva o nome de Noêmia Meirelles Ramos, a segunda prefeita de Simões Filho e primeira mulher eleita na Bahia.


Confira a lista das homenageadas:

Sra. Francisca Conceição Fiúza – Homenageada do vereador Adailton Santos de Andrade

Sra. Cássia Magaly da Silva Andrade – Homenageada do vereador Alfredo Assis

Sra. Eliete Elpídia dos Santos – Homenageada do vereador José Arnoldo dos Santos Simões

Sra. Marlene Baraúna Souza – Homenageada do vereador Erivaldo Canjirana

Sra. Nanci Soares de Souza – Homenageada do vereador Cleiton Aparecido dos Santos Alves

Sra. Nilza Pinheiro Nascimento – Homenageada do vereador Devaldo Soares de Souza

Sra. Palmira dos Santos Boaventura - Homenageada do vereador Denilson das Neves Santos

Sra. Erineide da Paz Caetano - Homenageada do vereador Elimário Santos Silva

Sra. Ana Patrícia Queiroz Alvez - Homenageada do vereador Erivaldo Costa dos Santos

Sra. Maria das Graças Santos Brito - Homenageada do vereador Everaldo da Silva

Sra. Marinalva da Silva Lopes – Homenageada do vereador Everton Garcia Lima

Sra. Catiane Alves de Souza – Homenageada do vereador Jailson Soares

Sra. Maria Cristina Santana Ferreira - Homenageada do vereador Laécio Valentim

Sra. Maria Batista Pereira - Homenageada do vereador Luciano Almeida

Sra. Celeste Almeida Pereira - Homenageada do vereador Manoel de Santana Conceição

Sra. Kátia Oliveira – Homenageada do vereador Manoel Dias Pires Filho

Sra. Nadia Freitas de Jesus Barbosa - Homenageada do vereador Manoel Almeida

Sra. Vera Lúcia Campos dos Santos - Homenageada do vereador Orlando Carvalho de Souza

Sra. Gisélia Silva Miranda - Homenageada do vereador Sandro Moreira Gonçalves




*Ascom/CMSF

Nenhum comentário